logotipo



Comunicado de falecimento - 01/04/2024


ASTAPE Bahia lamenta o falecimento de Epaminondas Souza Mendes




A ASTAPE Bahia comunica, com profundo pesar, o falecimento de Epaminondas Souza Mendes, aos 87 anos.

Epaminondas foi uma figura incansável na defesa dos direitos dos aposentados e dos petroleiros, ocupando diversos cargos de destaque ao longo de sua trajetória.


Ele foi presidente da Diretoria Executiva da ASTAPE-BA, ex-conselheiro Fiscal e Deliberativo da Petros-RJ, encarregado de SONDA - RPBA e suplente na diretoria da Fenaspe. Sua atuação deixou uma marca indelével no movimento sindical e na luta pelos direitos dos trabalhadores.


O sepultamento de Epaminondas Souza Mendes será realizado nesta segunda-feira (1/4), às 16h, no Cemitério Bosque da Paz, localizado na Avenida Aliomar Baleiro, 7370 – Nova Brasília, Salvador-BA.


Neste momento de luto, a ASTAPE Bahia decreta oficialmente um período de luto de 3 dias em homenagem à memória

de Epaminondas Souza Mendes. Que sua memória seja honrada e seu legado perdure nas lutas e conquistas daqueles que ele tanto defendeu.


Expressamos nossa solidariedade à família enlutada, desejando que encontrem conforto e força para enfrentar esta perda irreparável.



Aviso

22.02.2023




EVENTO DIA DAS MÃES





Evento - Forró da Astape Bahia - Dia 7/7




Aviso

22.02.2023




EVENTO DIA DAS MÃES




Aviso importante - Muito importante!

15.02.2023


Você Associado ASTAPE, Aposentado, Pensionista ou Dependente,

se inscreva e venha participar conosco em um ou mais desses cursos:

Pilates - Dança de Salão - Informática

Vagas ilimitadas! Inscrições abertas podendo ser presencial ou verificando a disponibilidade de vaga e se inscrevendo pelo telefone: 3421-6600 com Graciele

Inscrição presencial - ASTAPE-CAS na Rua Boulevard América América, 13 - Jardim Baiano

A Diretoria



Comunicado - 20.12.2022


Comunicamos aos nossos Associados que em virtude

das Festas Natalinas não haverá expediente nos dias 23/12 e 30/12.

A Diretoria



Informe Especial de Outubro

De olho no Futuro

Acessar


Visita a Sub Sede de Feira de Santana

12/09/2022


Associado Astape-BA, na próxima terça-feira, dia 13 de setembro, às 10h, a Diretoria estará fazendo mais uma visita aos Associados, na Sub Sede Feira de Santana.

Compareçam!



Nota de Falecimento

22/08/2022


Neste momento de grande dor e pesar o conselho deliberativo e diretoria executiva da ASTAPE/BA manifesta aos familiares e amigos de Hilton Espinheira as mais sinceras condolências pela inestimável perda, que DEUS conforte a todos, descanse em paz.




CONVITE

01/06/2022







LUTO

08/02/2022


A Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Bahia (ASTAPE-BA) comunica com profundo pesar, o falecimento do fundador e ex-presidente da entidade, Astério Caetano Costa, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 08 de fevereiro, no Hospital Aliança. Astério faria 85 anos, no próximo dia 20 de fevereiro. Ele foi um dos fundadores da SOAPE, em 18 de maio de 1974, hoje conhecida nacionalmente por ASTAPE-BA, sendo presidente desta entidade por vários mandatos.

Boa parte de sua vida, Astério dedicou a luta abnegada em defesa dos direitos da categoria petroleira, em especial, dos aposentados e pensionistas. E, por isso será lembrado com muita saudade e respeito.

O velório de Astério acontecerá amanhã (09/02), a partir das 11h, na Capela B, no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas e às 15h o corpo será cremado. Neste momento de dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas condolências mais sinceras.

ASTÉRIO COSTA, PRESENTE!




PETROS RETOMA CAMPANHA DE RECADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO

03/02/2022


Acessar



ASTAPE-BA SAÚDA OS APOSENTADOS NO SEU DIA

23/02/2022


No Dia Nacional dos Aposentados, a ASTAPE-BA saúda os associados que contribuíram para tornar a Petrobrás, uma das maiores empresas do setor na América Latina

Infelizmente, não temos muito a comemorar. A pandemia do coronavírus e o desmonte da Petrobrás agravaram ainda mais nossos problemas. Para piorar a situação, muitos companheiros não estão mais nessa luta, não resistiram à Covid-19. Nosso afeto e solidariedade às famílias astapeana enlutadas.

Mesmo assim, mantemos a esperança de dias melhores, pois os petroleiros nunca se retiram da luta, resistindo bravamente aos ataques da Petrobrás.

Contra os descontos abusivos do plano de saúde AMS (hoje APS), a ASTAPE-BA vem brigando na Justiça, seja com ações coletivas ou individuais para evitar mais perdas. Muitos aposentados se encontram em uma situação muito difícil depois que tiveram os contracheques quase zerados. Este ano a nossa luta será por reduzir o custeio: 70% Petrobrás e 30% dos petroleiros.

Temos os problemas do equacionamento do fundo de pensão Petros e várias ações tramitam na Justiça contra a Petrobrás.

Na Bahia, Feapaseb e a ASTAPE-BA realizam gestões junto à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), para que o Congresso aprove do 14º salário para aposentados e pensionistas. Precisamos continuar a nossa trajetória de luta por uma vida com mais dignidade para os idosos, aposentados e pensionistas da Bahia e Brasil.

* Outras bandeiras de luta*

- PL 14434 que trata da recuperação das perdas salariais dos aposentados em termos de quantidade de salários-mínimos na época da concessão da aposentadoria.

- PL 01/2007 que trata de igualar o índice dado ao salário-mínimo a todas as aposentadorias e pensões.

- Cumprimento e regulamentação do Estatuto do Idoso.

- Auditoria pública para desmistificar o rombo da Previdência

-A data que comemora o Dia Nacional dos Aposentados (24 de janeiro) foi criada pela Lei 6.926 de 1981 de autoria do ex-deputado federal Benedito Marcílio, (ex-presidente da COBAP). A data lembra e comemora o dia de aprovação da Lei Eloy Chaves (1923), um dos marcos da Previdência Social no Brasil.

Portanto, o Dia dos Aposentados neste ano, não é um dia para festa. É um dia de luta. Luta para melhorar os nossos benefícios, para manter os nossos direitos e avançar nas conquistas que garantam para todos, uma velhice tranquila, sem sobressaltos e possamos usufruir, merecidamente, dos muitos anos de dedicação ao trabalho e de contribuição para o desenvolvimento do nosso país.




PALAVRA DO PRESIDENTE DA ASTAPE BAHIA, MARIO EUGÊNIO

28/12/2021


Prezados companheiros, correligionários, colegas e amigos:

Agradeço, de coração, o apoio e solidariedade recebida de todos, meus agradecimentos pelo carinho das mensagens recebidas, devo lhes dizer que já tive Alta, recuperado e, partindo para passar o Réveillon na Ilha junto da familia.

Obrigado.




FELIZ ANO NOVO!

28/12/2021





CAMPANHA DE RECADASTRAMENTO DA PETROS É ADIADA

04/11/2021


A campanha de recadastramento, que estava programada para começar no dia 1/11, foi adiada. As novas datas de atualização de dados dos participantes assistidos e ativos serão informadas em breve.

O recadastramento é obrigatório e fundamental para a Petros. É com base nas informações dos participantes e de seus dependentes e beneficiários que calculamos, por exemplo, quanto é preciso para honrar os compromissos futuros dos planos ou os valores corretos dos benefícios. Por isso, quando a campanha for iniciada, todos deverão atualizar os seus dados, mesmo os que fizeram alterações recentes em seus cadastros.

Fonte: Petros - 29/10/2021




INFORMATIVO DO PARTICIPANTE - PETROS

25/10/2021


A partir de 1º de novembro de 2021, a PETROS vai iniciar o recadastramento de todos os Mantenedores, ativos aposentados e pensionistas.

A ASTAPE-BA ajudará seus ASSOCIADOS a realizar o recadastramento, começando com os aposentados e pensionistas, que terão até o dia 31 de janeiro para atualizarem os seus dados na Petros.

Na segunda fase, que vai de 1º de fevereiro a 30 de abril, será a vez dos ativos. Todos os participantes terão que se recadastrar. A atualização do cadastro é importante para você e para a Petros.

É com base nas características dos nossos participantes que são calculados os recursos que serão necessários para honrar os compromissos futuros em cada plano.

Além disso, garante que todas as suas informações estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

O recadastramento é OBRIGATÓRIO. Todos precisam se recadastrar, mesmo aqueles que atualizaram seus dados recentemente.

O recadastramento é simples e rápido, e o link para o formulário estará disponível no Portal Petros.

Em caso de dúvida entrar em contato com: 3421-6600 Ass. Social.

ASTAPE-BA.




SOBRE O CARURU

22 / 09 / 2021





VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA E DA CATEGORIA PETROLEIRA - SENADO DERROTA BOLSONARO DUAS VEZES

02/09/2021





SOBRE AÇÕES INDIVIDUAIS


Prezados companheiros associados da ASTAPE-BA:

Devido a Sucumbência nas individualizações de ações, chamamos sua atenção para ter muito cuidado com as ações individuais.

A ASTAPE-BA, através da FENASPE, está entrando com ação coletiva contra a incidência na contribuições do PED, IR e Nulidade da Resolução CG-PAR. Venha conosco!

Entrar em contato com setor jurídico da ASTAPE-BA, pelo 3421-6600




EMPRÉSTIMO: PETROS OFERECE SUSPENSÃO DAS PARCELAS DE AGOSTO A OUTUBRO

16/07/2021


Atendendo a uma demanda dos nossos participantes e das entidades representativas, abriremos um novo período de opção pela suspensão temporária do pagamento das parcelas do empréstimo Petros. Entre os dias 21 de julho e 3 agosto, participantes ativos e assistidos de todos os planos que contam com esse serviço poderão acessar a Área do Participante, aqui no Portal Petros, e suspender temporariamente o pagamento das parcelas de agosto, setembro e outubro. Como a suspensão é opcional, quem não se manifestar seguirá com as prestações sendo cobradas normalmente nos meses de agosto a outubro.

Avalie bem antes de suspender

Durante os três meses de suspensão temporária, o participante continuará tendo descontados no seu contracheque os valores referentes à taxa de administração do contrato e ao Fundo de Quitação por Morte (FQM), que variam de acordo com o plano. Os juros e a correção referentes ao período de suspensão do pagamento serão somados ao saldo devedor, seguindo a taxa prevista no contrato. Por isso, avalie com cautela se a suspensão temporária por três meses é realmente necessária.

Também é muito importante ressaltar que a suspensão temporária da cobrança do empréstimo Petros libera margem consignável para que outras obrigações financeiras, com agentes externos à Petros, sejam cobradas no contracheque. Caso o participante tenha uma dívida com um agente externo - um banco ou um plano de saúde, como a Saúde Petrobras, por exemplo -, que não esteja sendo cobrada em razão do limite de margem, o valor devido pode ser cobrado devido à liberação do montante que seria destinado ao pagamento do empréstimo Petros. Esclarecemos que não temos ingerência sobre esse tipo de cobrança e que, por isso, não garantimos que o montante de cada prestação do empréstimo temporariamente suspensa – já descontado o FQM e a taxa de administração – possa de fato ser disponibilizado no valor líquido a receber no contracheque mensal.

Como pedir a suspensão

O período de opção pela suspensão estará disponível de 21 de julho e 3 agosto. Para solicitar, será preciso acessar a Área do Participante, no Portal Petros, informando matrícula e senha. Na seção “Empréstimos”, o participante deverá clicar em “Solicitação de empréstimos”, e, em seguida, ir para “Suspensão temporária por 3 meses”. Depois, terá de selecionar o contrato e clicar em “Suspender”. Quem tem mais de um empréstimo com a Petros deve realizar esse procedimento para cada contrato ativo. Após solicitar a suspensão temporária do empréstimo Petros, o participante não deverá fazer qualquer movimentação no contrato até o dia 3 de agosto, para não invalidar o pedido de suspensão temporária. Qualquer movimentação contratual, como novação e refinanciamento, cancelará automaticamente o pedido de suspensão. Se houver novação ou refinanciamento após essa data, será gerado um novo contrato, cujo pagamento não estará temporariamente suspenso.

Regras para a suspensão temporária da cobrança

A suspensão é temporária, pelo prazo de três meses consecutivos;

As prestações serão suspensas no período de agosto a outubro de 2021, com juros e correção referentes a esse período acrescidos ao saldo devedor;

Precisa ser solicitada pelo participante no Portal Petros;

Período de opção vai de 21 de julho a 3 de agosto;

Durante os três meses de suspensão, o participante terá apenas os valores referentes à taxa de administração do contrato e ao Fundo de Quitação por Morte descontados no contracheque;

A disponibilização de margem consignada pode permitir que agentes externos amortizem outras obrigações que o participante tenha e a Petros não tem ingerência sobre isso;

A suspensão está disponível para participantes de todos os planos que contam com o serviço de empréstimo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o "Fale conosco" ou chat online, pelo Portal Petros ou pelo app. Se preferir, ligue para a Central de Relacionamento - 0800 025 35 45 e (21) 3529-5550, para ligações pelo celular -, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.


COMO VOTAR NAS ELEIÇÕES DA PETROS






VOTAÇÃO ELEIÇÃO PETROS 2021


Por telefone: Ligue para 0800 721 8508 e forneça a senha específica para votar por telefone, que é individual, exclusiva para as eleições deste ano e dá acesso ao sistema uma única vez.

Esta senha foi enviada por SMS e pelo e-mail eleicoes2021@petros.com.br

Aqueles que não têm e-mail ou celular cadastrados na Fundação receberam a senha pelos Correios.

Na votação por telefone, além da senha, o participante deve informar o número de seu CPF e os dois últimos dígitos do seu ano de nascimento.




PASSO A PASSO - ELEIÇÕES PETROS


Acesse aqui




ELEIÇÕES PETROS



As chapas 52 para o Conselho Deliberativo e 41 para o Conselho Fiscal, Petros para os/as petroleiros/as – unidade para continuar a lutar, é o esforço de diversos lutadores e lutadoras dos movimentos em defesa dos nossos direitos, que se congregam com o propósito de manter a luta em defesa da Petros, para seus verdadeiros donos.

Nossa chapa se alicerça na luta em favor dos participantes e assistidos; manutenção do equilíbrio técnico dos planos; redução dos custos administrativos e boa qualidade no atendimento de todos, particularmente, de quem precisa requerer benefício; transparência na gestão e nos investimentos da Petros; administração da Petros independente das suas patrocinadoras e dos governos; e cobranças de dívidas e indenizações por ação ou omissão das principais patrocinadoras, a fim de reequilibrar os planos PPSPs, superando possibilidades de PEDs e do próprio NPP.

Nossa luta se orienta na defesa da Petrobrás como condição de existência da Petros. Nossos adversários são governos que buscam destruir o patrimônio nacional e que, além de serem um desastre para o meio ambiente, disseminam a miséria entre nosso povo com uma Política de Paridade de Importação (PPI), que elevou o preço do gás de cozinha a mais de 100 reais e da gasolina a mais de seis reais.

Não podemos nos omitir em relação a esta política reacionária e antidemocrática que ataca os direitos dos trabalhadores e busca a entrega aos bancos da nossa Petros e dos demais fundos de pensão.

Somos a renovação e com muita honra, levamos o legado de lutas de conselheiros como o falecido Ivan Barrreto (AMBEP), Epaminondas (ASTAPE-BA), Silvio Sinedino (Sindipetro-RJ), Paulo Brandão (FENASPE), Fernando Siqueira (AEPET), e Ronaldo Tedesco (AEPET). Não somos lutadores de última hora, temos uma vida, na categoria e fora dela, dedicada as lutas coletivas, nunca fomos gerentes na Petrobrás, nem subordinamos nossa luta à carreira gerencial.

Temos vínculos sólidos, de respeito e construção com a grande maioria das entidades de longa tradição de luta em defesa dos direitos da categoria petroleira, dentro e fora da Petros, e colocamos nosso conhecimento técnico, nossa energia e independência à disposição da luta por uma Petros feita e gerida para e pelos participantes e assistidos.

CONSELHO DELIBERATIVO

MARCOS ANDRÉ (titular)

Foi militante do movimento estudantil, diretor da UNE, foi diretoria do sindicato, é cipista, é Técnico da Petrobrás desde 2006. Formado em Ciências Contábeis e Direito. Foi suplente do Conselho Fiscal (2013 – 2017 ) e do Conselho Deliberativo (2017 – 2021). Atualmente, preside a AEPET-BA.


ADAEDSON COSTA (suplente)

Técnico de operações da Petrobrás, Advogado e Pós graduado em Direito e Processo do Trabalho. É também coordenador geral do Sindipetro Litoral Paulista desde 2015, secretário geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e diretor Jurídico do CEPE Santos


CONSELHO FISCAL

VINÍCIUS CAMARGO (titular)

Diretor do Sindipetro – RJ/FNP e Administrador de Empresas na Petrobrás desde 2002. Formado na Universidade de Brasília e pós graduado em Gerenciamento de projetos (FIA-USP) Técnico de operações da Petrobrás, Advogado e Pós graduado em Direito e Processo do Trabalho. É também coordenador geral do Sindipetro Litoral Paulista desde 2015, secretário geral da Federação Nacional dos Petroleiros


RAFAEL PRADO (suplente)

Presidente do Sindipetro São José dos Campos, secretário de comunicação da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Técnico da Petrobrás desde 2007. É também formado em Administração e Direito pela Universidade Paulista.Presidente do Sindipetro São José dos Campos, secretário de comunicação da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Técnico da Petrobrás desde 2007. É também formado em Administração e Direito pela Universidade Paulista.


RROPOSTAS

Aprovar o plano alternativo do grupo de trabalho que irá eliminar a necessidade do atual e dos futuros equacionamentos no plano;

Cobrar da Petrobrás a validação da mudança do estatuto da Petros para garantir a eleição dos diretores. Mesmo já tendo sido aprovado no conselho Deliberativo e ser parte do Acordo de Obrigações Recíprocas, assinado pela FUP e seus sindicatos com a Petrobrás e a Petros , o compromisso de mudança do estatuto para garantir a eleição da metade dos diretores, ou seja, o Diretor de Seguridade – DISE e o Diretor de Administração Financeira, até hoje não foi cumprido;

Implantação dos comitês gestores por plano, onde os participantes e assistidos terão representantes eleitos para compor esses Comitês que acompanharão a gestão de cada plano;

Realizar reuniões periódicas com prestação de contas dos mandatos dos Conselheiros, ouvindo questionamentos e sanando as dúvidas dos participantes e assistidos;

Implantar na Petros uma assessoria econômica aos participantes e assistidos na área de Planejamento Orçamentário Familiar, com foco nos empréstimos;

Melhorar e qualificar a formação de lideranças e dos participantes e assistidos, através de cursos à distância (EAD) e palestras presenciais;

Implantar no PP2 a opção de perfil de investimentos para que seus participantes e assistidos possam escolher onde e como investir melhor os seus recursos;

Orientar os novos empregados com relação a necessidade de adesão a proposta de planos patrocinados pela companhia. Não ao PP-33.




MOTIVOS PARA VOTAR


As chapas 52 e 41 estavam na linha de frete de nossa luta quando as contas da Petros foram rejeitadas por 16 anos consecutivos.

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando, por quatro anos seguidos, o Conselho Fiscal da Petros recomendou a rejeição das contas por unanimidade;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando o Conselho Fiscal da Petros denunciou à Previc e ao MPF mais de 70 investimentos com irregularidades comprovadas por Auditor Independente;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando o PED Assassino foi rejeitado pelos conselheiros eleitos;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando as entidades organizaram um FÓRUM para poder resistir ao PED Assassino e impor à Petrobrás um novo PED (o NPP) que viabilizou o PPSP e combateu o PP-3;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando as entidades e os conselheiros eleitos estavam cobrando que a Petrobrás cumprisse suas obrigações com os Pré-70 com a devida reparação no TCF;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando as entidades encaminhavam as lutas em defesa dos interesses dos participantes e assistidos da Petros, como contra a repactuação como agora em relação pelo direito dos assistidos RGs do PPSP-NR;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando o PP-3 foi rejeitado por unanimidade pelos Conselheiros Eleitos;

As chapas 52 e 41 estavam na linha de frente de nossa luta quando cobramos a eleição de dois diretores pelos participantes assistidos da Petros.




INSS ANTECIPA PAGAMENTO DO 13º E PETROS ADIANTA ABONO A PLANOS BD

05/05/2021


Em função da pandemia do coronavírus, o governo adiantou o pagamento do abono do INSS para maio e junho. Quem recebe o benefício da Previdência Social pela Petros terá a primeira parcela creditada pela Fundação no dia 25 de maio. Já a segunda parcela do 13º benefício do INSS será paga em 25 de junho. Devido a essa decisão, a Petros também antecipará para maio e junho o pagamento do abono referente à suplementação de aposentados e pensionistas de todos os planos de benefício definido.

Aposentados e pensionistas dos quatro planos Petros do Sistema Petrobras (PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70 e PPSP-NR Pré-70) que optaram por não receber a primeira parcela do 13º benefício da suplementação Petros em fevereiro terão esse valor creditado pela Fundação no dia 25 de maio, como previsto em regulamento, juntamente com o INSS. Já a segunda parcela do 13º benefício da Petros será recebida por todos os aposentados e pensionistas desses quatro planos em 25 de junho, pois, também conforme regulamento, o pagamento deve ser realizado junto com o da Previdência Social.

Aposentados e pensionistas dos demais planos de benefício definido — Petros Lanxess, Petros Nitriflex/Lanxess e Petros Ultrafértil — também vão receber a primeira parcela do 13º benefício Petros no dia 25 de maio, pois o pagamento deve ocorrer juntamente com o do INSS, conforme definido em regulamento. Já a segunda parcela será paga aos assistidos desses três planos em 25 de junho.


Pessoas que recebem pensão judicial de assistidos desses sete planos terão a primeira parcela do abono do INSS e/ou da Petros creditada em 25 de maio e a segunda, em 25 de junho.

Em caso de dúvidas, basta acessar o chat online, via portal ou aplicativo, ou enviar mensagem para o "Fale conosco". Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 ou 21 3529-5550, para ligações de celular), das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Petros




1º DE MAIO: NADA A COMEMORAR NO DIA DO TRABALHADOR

01/05/2021


Hoje é o Dia do Trabalhador. O 1º de Maio é uma data que exige reflexão de todos os trabalhadores brasileiros. Os últimos anos têm sido muito difíceis para os trabalhadores que acumulam perdas significativas nos direitos desde a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária. Com isso, o governo enterrou de vez a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)

A crise econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, trouxe mais desemprego. Segundo o IBGE, já são 14,4 milhões de brasileiros sem trabalho e a taxa de informalidade está em 39,6% da população ocupada, ou seja, 34 milhões de trabalhadores informais. É possível que a situação se agrave ainda mais.

Os trabalhadores petroleiros também estão enfrentando sérias dificuldades e não têm nada a comemorar neste 1º de Maio. Sem reajuste salarial, há um bom tempo, os petroleiros estão ficando cada vez mais pobres e enfrentam sérias dificuldades para sobreviver.

As medidas adotadas pela Petrobrás, altamente prejudiciais, atingem, principalmente, os trabalhadores com menor renda e mais idade. Os descontos abusivos do plano de saúde e equacionamentos reduziram a renda do petroleiro e hoje está com dificuldades até para se alimentar e honrar seus compromissos como água, luz, aluguel, etc.

As alterações no regulamento do plano de saúde foram realizadas em meio à pandemia, quando mais os trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas precisam do Benefício Farmácia e do próprio plano. O que acontece hoje com os aposentados e pensionistas é extremamente grave e ameaça a sobrevivência dessas pessoas e seus dependentes.

Reiteramos que não temos nada a comemorar, neste 1º de maio. Devemos, sim, resistir. Os petroleiros devem manter acesa a chama da resistência para se opor a tudo isso que está acontecendo.

Os trabalhadores petroleiros precisam continuar unidos. Por isso, mesmo sem ter o que comemorar, a ASTAPE-BA conclama seus associados para defender a vida, a Petros, a Saúde Petrobrás (antiga AMS) e tudo mais que está sendo tirado de nós. Precisamos defender também a Petrobrás pública que é e vetor de desenvolvimento nacional.

E não podemos deixar de manifestar também a nossa solidariedade e respeito a todas as famílias enlutadas porque perderam entes queridos para a Covid-19.




CÂMARA APROVA PRORROGAÇÃO DE IR ATÉ JULHO; PROJETO VAI À SANÇÃO

Câmara aprova prorrogação de IR até julho; projeto vai à sanção.

CASO PROJETO SEJA SANCIONADO POR BOLSONARO, SERÁ O SEGUNDO ANO SEGUIDO QUE A DECLARAÇÃO É PRORROGADA POR CAUSA DA PANDEMIA..

Acessar


DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2021: PLANTÃO NA SEDE DA ASTAPE-BA RECEBE DOCUMENTOS

09-03-2021

Devido ao aumento do número de mortos e infectados pelo coronavírus na Bahia, o governo decidiu prorrogar as medidas restritivas para as atividades consideradas não essenciais até segunda-feira 15 de março, em Salvador e Região metropolitana. O decreto do governo foi publicado no Diário Oficial, no domingo.

Por conta disso, o atendimento presencial na sede e subsedes da ASTAPE-BA está suspenso a partir desta terça-feira (09/03). Entretanto, tendo em vista a abertura do prazo da declaração do Imposto de Renda, decidimos iniciar um plantão para receber os documentos dos associados e associadas. Consideramos esse serviço essencial, e continuaremos a oferecê-lo gratuitamente, aos nossos associados (as).

Funcionamento do plantão

De segunda a sexta-feira, um funcionário vai receber, exclusivamente, os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda, na portaria da sede, na Rua Boulevard América, 57, Jardim Baiano, em Salvador. O telefone da portaria é (71) 3496-2100. Cabe ressaltar que, no plantão, iremos respeitar todas as medidas de prevenção à Covid-19.

Reiteramos aos nossos associados e associadas para que se protejam, fiquem em casa e sigam todas as medidas de prevenção à doença.

Diretoria da ASTAPE-BA




BENEFÍCIOS PETROS

30/01/2021


Para quem não recebe adiantamento do Benefícios Petros, no dia 10, se quiser receber o adiantamento do 13 salário dia 25/02, terá que entrar em contato com a PETROS para solicitar.

Roberto Ribeiro.

Coordenador da Secretaria de Aposentados-RJ.

Fonte: Sindipetro - RJ




APÓS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA FNP EM REUNIÃO ANTERIOR, A PETROBRÁS SE COMPROMETEU A ESTORNAR 60% DO SALDO DEVEDOR DO BF, SUSPENDER COBRANÇA EM FEVEREIRO E NEGOCIAR PARCELAMENTOAPÓS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA FNP EM REUNIÃO ANTERIOR, A PETROBRÁS SE COMPROMETEU A ESTORNAR 60% DO SALDO DEVEDOR DO BF, SUSPENDER COBRANÇA EM FEVEREIRO E NEGOCIAR PARCELAMENTO

28/01/2021


Esta quarta-feira (27), em reunião com a FNP, o RH da Petrobrás comprometeu-se a devolver, no adiantamento de 10 de fevereiro, 60% dos valores descontados a título de saldo devedor do Beneficio Farmácia. A representação da Petrobrás disse reconhecer que esses descontos inviabilizaram a vida financeira de muitos colegas – ativos, aposentados e pensionistas- conforme vinha sendo cobrado pela FNP. A Petrobrás informou ainda que esses descontos afetaram aproximadamente 5 mil pessoas.

Os descontos do saldo devedor não serão aplicados em fevereiro, mas serão fruto de parcelamento a ser negociado, a partir de março. Para tal, já está agendada reunião para o início do próximo mês.

A empresa também se comprometeu a melhorar o detalhamento dos extratos. Independente disto, que pode demorar, a reivindicação da FNP, além da negociação do parcelamento, é que todas as denúncias sejam verificadas, para que todos tenham clareza se a cobrança é realmente devida e que não se ultrapasse o limite dos 30% em nenhum caso.

A Federação registrou novamente que devem ser suspensos todos os boletos enviados para cobrança da AMS, devendo o pagamento ocorrer na forma determinada pela decisão judicial proferida nos autos da ação 0100365- 08.2020.5.01.0067, sujeitando a empresa, pelo descumprimento, a multa prevista nos autos de R$ 50 mil ao dia.

Fonte: FNP

27/01/2021




PP-3: CONSELHO DELIBERATIVO DA PETROS E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRAS APROVAM MUDANÇAS NA DOCUMENTAÇÃO

28/01/2021


Após a conclusão dos ajustes solicitados pela Previc, órgão fiscalizador do setor, o Conselho Deliberativo da Petros e o Conselho de Administração da Petrobras aprovaram nova versão de documentação para implementação do PP-3, seguindo os trâmites de governança.

Agora, o processo seguirá para aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e da Previc. A expectativa de aprovação do plano de contribuição definida pelos órgãos fiscalizadores é até fevereiro de 2021. Já o início de operacionalização está previsto para o segundo trimestre deste ano, uma vez que o novo plano também passará por um estudo de viabilidade técnica e administrativa, que só poderá ser concluído após a definição da massa de participantes que terá optado pelo PP-3.

A Petros seguirá comunicando os participantes a cada etapa do processo de aprovação do PP-3, iniciativa proposta como mais uma opção previdenciária exclusiva para os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras.

Fonte: Petros

28/01/2021




CLAUDIA PADILHA ASSUME PRESIDÊNCIA DO CD DA PETROS

28/01/2021


Pela primeira vez na história da Petros, o Conselho Deliberativo será presidido por uma mulher: a advogada Claudia Padilha de Araujo Gomes, que assumiu, em 18/01/2021, o mais alto posto de governança da Fundação. Claudia substitui Gustavo Raposo, que esteve à frente do CD de 13 de setembro de 2019 a 17 de janeiro de 2021, período em foram implementados projetos estruturantes, fundamentais para a sustentabilidade da empresa.

A Petros agradece o empenho e a dedicação de Raposo, que exerceu importante papel nas recentes conquistas da Petros. Durante o seu mandato, participou do projeto de reestruturação dos planos Petros do Sistema Petrobras (PPSP-R e PPSP-NR), com a cisão dos Pré-70, solucionando uma questão histórica dos planos, e a aprovação do novo modelo de equacionamento, que marcou um novo momento para os dois maiores planos que administramos, além de outras importantes conquistas.

Para completar o quadro do Conselho Deliberativo, foi indicado o engenheiro Camillo Vianna Cantini, habilitado pela Previc em 18/01/2021. Camillo atua há 8 anos na Petrobras e, desde 2016, trabalha na área financeira da companhia, sendo responsável pela elaboração de análises econômicas. Confira aqui a composição atualizada do órgão colegiado.

Fonte: Petros

21/01/2021




PREVIC E SEST APROVAM CRIAÇÃO DO PP-3

28/01/2020


A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador do setor, e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) aprovaram a criação do PP-3, plano de contribuição definida que será oferecido para migração voluntária e exclusiva a participantes ativos e assistidos (aposentados e pensionistas) do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras. A decisão da Previc foi publicada na edição de hoje (27/1) do Diário Oficial da União.

Com a aprovação da Previc, a Petros estabelecerá nos próximos dias uma data de recálculo da reserva de migração dos participantes ativos e assistidos. Assim, os valores que cada um poderá levar para o novo plano serão recalculados e atualizados com base na data que será estabelecida como marco

Com duração prevista de 30 dias, o período de opção pela migração será aberto somente após a finalização desses cálculos. Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre o período de opção pela migração e os requisitos para optar voluntariamente pelo PP-3, como a renúncia a ações judiciais. Também disponibilizaremos um simulador com os dados individuais recalculados e atualizados.

É importante lembrar que, antes de ser efetivamente criado, o novo plano também passará por um estudo de viabilidade técnica e administrativa, que só poderá ser concluído após o encerramento do período de opção pela migração e da definição da massa de participantes que terá escolhido o PP-3.

Fonte: Petros

27/01/2021




24 DE JANEIRO: DIA DOS APOSENTADOS NÃO HÁ NADA A COMEMORAR

24/01/2021


O Dia Nacional dos Aposentados, 24 de janeiro, que sempre foi comemorado pela ASTAPE-BA, com festa, alegria e muita satisfação, este ano não tem muito significado para os aposentados petroleiros, os cabeças brancas.

Tudo começou na Bahia, foi aqui que jorrou o petróleo, no Lobato, em 1939, muito antes da Petrobrás. Muitos aposentados contribuíram, com grandeza e excelência, a missão de torná-la a maior empresa brasileira. Por isso, temos orgulho de ser petroleiros.

Entretanto, em toda a história da Petrobrás, os aposentados e as pensionistas nunca foram tão humilhados como nos últimos anos. Começou com o congelamento da tabela salarial dos aposentados, cortes no salário e descontos absurdos na AMS e Petros. Em janeiro deste ano, em plena pandemia, quando o número de mortos e infectados pela Covid-19 vem aumentando, a Petrobrás de forma irresponsável ameaça o direito à saúde dos aposentados. Milhares de aposentados e pensionistas foram surpreendidos com descontos abusivos no plano de saúde AMS, em alguns casos, totalmente irregulares, como é o caso do Benefício Farmácia. As cobranças extrapolam a margem consignável e o acordado pelas Federações de Petroleiros (FUP e FNP), no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Os descontos da AMS, no contracheque, comprometem até a própria sobrevivência dos aposentados. A situação é muito grave e mais ainda para aqueles aposentados que já pagam o equacionamento dos PPSP (Repactuados e Não Repactuados) da Petros. É um absurdo o que está acontecendo com os aposentados e as pensionistas. Comunicamos aos nossos associados que, junto com outras associações e a FENASPE, estamos buscando entendimento para achar saídas que amenizem a situação. Fiquem atentos, porque vamos precisar de todo mundo. Finalmente, neste dia dos Aposentados, agradecemos a todos os associados aposentados e pensionistas que ajudam a construir a Associação e fazem parte de sua gloriosa história de luta!

Diretoria da ASTAPE-BA




FELIZ NATAL !

24/12/2020


Fonte: PETROBRAS




DOCUMENTO AMS PARA APOSENTADO - 1983

Fonte Petrobras





SOBRE O FUNCIONAMENTO DA ASTAPE BAHIA





O QUE A PETROBRÁS FAZ PELO BRASIL, SÓ A PETROBRÁS FAZ.

02/10/2020





BATE-PAPO ONLINE

01/10/2020





PARTICIPANTES DA PETROS RECORREM À JUSTIÇA CONTRA CONTA BILIONÁRIA

18/09/2020


Diário do Comércio, por Mara Bianchetti - 18 de setembro de 2020

Acessar


COMUNICADO PETROS SOBRE ATENDIMENTO PRESENCIAL NO POSTO SALVADOR

14/09/2020


Após seis meses de uma bem-sucedida migração para os canais digitais e telefônicos, a Petros decidiu descontinuar o atendimento presencial no Posto Salvador. A medida está em linha com o processo de modernização da Fundação e de redução de despesas administrativas, gerando uma economia de, no mínimo, R$ 327 mil por ano. Além disso, segue uma tendência do mercado de estimular o uso de canais digitais, proporcionando ganhos de eficiência para a empresa.

A Petros já vinha num movimento natural de migração para os canais digitais e esse processo acabou sendo acelerado em função da pandemia do coronavírus. Nesse sentido, a Fundação estudou as demandas ao atendimento de Salvador e verificou que 100% poderiam ser resolvidas por meio digital ou telefônico. Além disso, quase 25% das demandas diziam respeito a solicitações que poderiam ser resolvidas por meio do autoatendimento aqui no Portal Petros e aplicativo como, por exemplo, solicitação de impressão de contracheques ou informe de rendimentos.

Para garantir que os participantes da região de Salvador continuem sendo atendidos com a mesma qualidade que encontravam no posto da capital baiana, destacamos uma equipe interna dentro da estrutura da área de relacionamento, que vai acompanhar de perto essas solicitações. Esta célula será composta pelo mesmo time que fazia o atendimento presencial e que, a partir de agora, vai atender pelos canais digitais. A equipe de atendimento também fará um treinamento de entidades representativas de participantes que tenham interesse em fornecer, por conta própria, informações iniciais a seus associados em todo o Brasil. Além disso, a Petros está revendo seu site e aplicativo com o objetivo de agregar ainda mais transparência e conforto aos participantes.

Reforçamos nosso compromisso de continuar reduzindo custos administrativos, bem como de atender os participantes com excelência, ouvindo e entendendo suas necessidades, ajudando a esclarecer dúvidas, independentemente do canal de atendimento.

Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 ou 21 3529-5550, para ligações de celular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Saiba como acessar seu contracheque digital e informe de rendimentos

Para acessar seu contracheque digital, entre na área do participante do Portal Petros, após incluir matrícula e senha, no alto do site, à direita. Depois, clique em "Autoatendimento", no menu do lado esquerdo da página e, em seguida, em "Pagamento" e "2ª via do Contracheque". No Petros App, basta clicar em contracheque. Os Informes de Rendimentos também estão disponíveis no Portal Petros e podem ser facilmente acessados pelos participantes. Basta entrar na área restrita (também após digitar matrícula e senha), clicar em "Autoatendimento" e, depois, em "Imposto de Renda". No aplicativo, os dados estão em Informe Anual de Imposto de Renda.

Para usar o Portal Petros, se você esquecer a matrícula, clique em “esqueci a matrícula”. Se esquecer ou não tiver senha, selecione "Esqueci ou não tenho senha". O aplicativo também tem mecanismo para resgate de matrícula e senha.

Acesse nossa cartilha com o passo a passo para autoatendimento de diferentes serviços pelos canais digitais.

Fonte: Petros

14/09/2020




AMS: ASSESSORIA JURÍDICA DA FENASPE ENCAMINHA NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS ÀS DIREÇÕES DA PETROBRÁS E FUP

11/09/2020


O presidente da FENASPE, Mário Eugênio da Silva, informa que Assessoria Jurídica da entidade encaminhou ontem (10/09) notificações extrajudiciais às direções da Petrobrás e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) para que se abstenham de assinar qualquer termo com alterações na Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) que prejudiquem os aposentados e as pensionistas. A Petrobrás e a FUP confirmaram o recebimento das notificações nesta sexta-feira (11/09).

A proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dividiu a categoria. A posição defendida pela FENASPE e suas filiadas é rejeitar a proposta da empresa que impõe alterações no custeio da AMS, atualmente, dividido entre 70% responsabilidade da Petrobrás e 30% os trabalhadores. Se o ACT for aprovado, em 2021 o custeio passará para 60% (Petrobrás) x 40% (empregados) e em 2022 para 50% x 50%. Com isso, os aposentados e pensionistas não terão condições de arcar com as mensalidades e despesas médicas, sendo obrigados a saírem da AMS.

A empresa propõe também aumento na tabela do Grande Risco que vai atingir o trabalhador com mais idade e menor renda.




LIVE - FÓRUM BAIANO EM DEFESA DA PETROBRÁS E DA PETROS

11/09/2020


O presidente da FENASPE, Mário Eugênio da Silva, informa que Assessoria Jurídica da entidade encaminhou ontem (10/09) notificações extrajudiciais às direções da Petrobrás e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) para que se abstenham de assinar qualquer termo com alterações na Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) que prejudiquem os aposentados e as pensionistas. A Petrobrás e a FUP confirmaram o recebimento das notificações nesta sexta-feira (11/09).

A proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dividiu a categoria. A posição defendida pela FENASPE e suas filiadas é rejeitar a proposta da empresa que impõe alterações no custeio da AMS, atualmente, dividido entre 70% responsabilidade da Petrobrás e 30% os trabalhadores. Se o ACT for aprovado, em 2021 o custeio passará para 60% (Petrobrás) x 40% (empregados) e em 2022 para 50% x 50%. Com isso, os aposentados e pensionistas não terão condições de arcar com as mensalidades e despesas médicas, sendo obrigados a saírem da AMS. A empresa propõe também aumento na tabela do Grande Risco que vai atingir o trabalhador com mais idade e menor renda.

Por isso, a FENASPE pede para que os aposentados amanhã, às 9h, na assembleia virtual, convocada pelo Sindipetro-BA, filiado à FUP, votem contra a proposta da empresa. Os aposentados são maioria na categoria, então é importante que se manifestem agora para não chorar depois pelo leite derramado.




SOBRE A CONTRAPROPOSTA APRESENTADA PELA PETROBRAS PARA O ACT





CONSELHO DELIBERATIVO APROVA CRIAÇÃO DO PP-3

03/09/2020


O Conselho Deliberativo da Petros aprovou hoje (2/9) a criação do PP-3, iniciativa proposta como mais uma opção previdenciária exclusiva para os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras.

O PP-3 ainda depende da aprovação do Conselho de Administração da Petrobras, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Somente após todas essas aprovações é que o PP-3 será ofertado para migração voluntária aos participantes do PPSP-R e do PPSP-NR.

Além disso, antes de ser efetivamente criado, o novo plano também passará por um estudo de viabilidade técnica e administrativa, que só poderá ser concluído após o encerramento do período de opção pela migração e da definição da massa de participantes que terá optado pelo PP-3. A análise é necessária para confirmar a viabilidade do plano. Caso isso não ocorra, os participantes que tiverem optado pela migração seguirão no plano de origem.

O PP-3 já havia sido apresentado à Previc, que solicitou uma série de mudanças no escopo do plano. A proposta de regulamento aprovada hoje levou em consideração todas as ponderações da Previc.

Saiba mais no hotsite

Para que os participantes possam conhecer a fundo o PP-3 e esclarecer as principais dúvidas, a Petros criou um hotsite sobre o novo plano, que conta com uma lista de perguntas e respostas com quase cem questões, muitas delas apresentadas por participantes. Clique para acessar o hotsite. Além disso, em breve, a Petros fará uma live exclusiva sobre o PP-3 para os participantes.

O novo ambiente digital, que será atualizado conforme as etapas de aprovação do PP-3, está organizado em seis diferentes áreas. Em “Conheça o PP-3”, estão as principais informações sobre o novo plano. “Compare os planos” mostra as principais diferenças entre o PP-3, o PPSP-R e o PPSP-NR. “Quanto vou pagar e receber” explica as opções de contribuição e de recebimento de renda. “Tributação” destaca as diferenças entre os regimes progressivo e regressivo de Imposto de Renda. “Como migrar” detalha alguns dos requisitos para a migração. Em “Perguntas e respostas”, as questões estão organizadas em oito diferentes temas.

É importante ressaltar que as informações contidas no hotsite se baseiam na proposta que está em tramitação. Como o plano ainda depende da aprovação da Previc, pode haver mudanças nas condições e nos detalhes apresentados, levando a atualizações do conteúdo do hotsite. O formato final do novo plano será amplamente divulgado aos participantes antes da abertura do processo de migração para o PP-3.




SOBRE A CONTRAPROPOSTA APRESENTADA PELA PETROBRAS PARA O ACT

06/09/2020


Convocado pela FENASPE, o Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás e da Petros, que reúne entidades da categoria petroleira na Bahia (ASTAPE, AEPET-BA, ABRASPET e clubes dos empregados da PETROBRÁS), reuniu-se, no dia 26/08 para debater a última contraproposta apresentada pela PETROBRAS para o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) com vigência de dois anos (2020-2022). O Fórum decidiu se manifestar contrário à contraproposta, defendendo sua rejeição.

A FENASPE, representando as entidades pertencentes ao Fórum, baseada em evidências e cálculos, percebe que a proposta da empresa é absolutamente nociva para toda a categoria petroleira, principalmente, para os aposentados e pensionistas que ganham menos e com idade mais avançada.

Por isso, a FENASPE recomenda a todas as associações filiadas que orientem os associados para que, nas assembleias sindicais, votem contra a contraproposta da Petrobrás para o ACT. Pede, ainda, a cada um dos aposentados e pensionistas que participem ativamente das assembleias convocadas pelo SINDIPETRO-BA e, se não houver avanços para os trabalhadores, votem contra todas as indicações favoráveis à atual direção da PETROBRÁS.

Neste momento de luta em defesa da PETROBRÁS, como empresa indutora do desenvolvimento socioeconômico e cultural de todas as regiões do Brasil, e dos direitos dos aposentados, a ter uma aposentadoria digna a que fez jus por uma vida inteira dedicada à PETROBRÁS, não devemos aceitar a contraproposta de ACT apresentada pela empresa.

Os ataques da empresa ao fundo de pensão PETROS e à AMS determinam a urgência de todas as entidades que representam os trabalhadores e trabalhadoras ativos, aposentados e pensionistas da PETROBRÁS em rejeitarem a contraproposta do ACT porque sabemos que ela visa facilitar a privatização da PETROBRÁS. Na AMS, a criação de uma associação vai reduzir a participação e responsabilidade da PETROBRÁS como patrocinadora, pois com uma administração independente, a empresa destinará um orçamento insuficiente, piorando a qualidade do plano de saúde com graves consequências para os beneficiários.

O aumento absurdo da AMS, nos próximos anos, provocará a exclusão de milhares de aposentados e pensionistas que não terão como bancar os elevados custos da assistência médica, perdendo o maior direito da categoria, que nunca foi gratuito, mas duramente conquistado.

Além disso, a manutenção do custeio 30% x 70% é necessária para garantir o acesso à saúde de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, principalmente neste momento interminável de pandemia e isolamento social e mais ainda, para os aposentados e pensionistas, que no auge da velhice, precisam de uma assistência médica de qualidade e a custos compatíveis com sua renda.

Precisamos manter a unidade das entidades que, efetivamente, defendem os direitos de seus associados e conhecem os impactos para a categoria se a contraproposta da empresa, que onera absurdamente a AMS, for aprovada. Assim como nos manifestamos contrários ao PP-3 que a empresa quer impor aos participantes e assistidos.

Diga não! Participe das assembleias de suas entidades sindicais, votem a fim de impedir que tirem seu direito à AMS.

VOCÊS TÊM DIREITO A UMA VELHICE COM RESPEITO, SAÚDE E DIGNIDADE.

Mário Eugênio da Silva - Presidente da FENASPE




CONSELHO DELIBERATIVO APROVA CRIAÇÃO DO PP-3

03/09/2020


O Conselho Deliberativo da Petros aprovou hoje (2/9) a criação do PP-3, iniciativa proposta como mais uma opção previdenciária exclusiva para os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR da Petrobras.

O PP-3 ainda depende da aprovação do Conselho de Administração da Petrobras, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Somente após todas essas aprovações é que o PP-3 será ofertado para migração voluntária aos participantes do PPSP-R e do PPSP-NR.

Além disso, antes de ser efetivamente criado, o novo plano também passará por um estudo de viabilidade técnica e administrativa, que só poderá ser concluído após o encerramento do período de opção pela migração e da definição da massa de participantes que terá optado pelo PP-3. A análise é necessária para confirmar a viabilidade do plano. Caso isso não ocorra, os participantes que tiverem optado pela migração seguirão no plano de origem.

O PP-3 já havia sido apresentado à Previc, que solicitou uma série de mudanças no escopo do plano. A proposta de regulamento aprovada hoje levou em consideração todas as ponderações da Previc.

Saiba mais no hotsite

Para que os participantes possam conhecer a fundo o PP-3 e esclarecer as principais dúvidas, a Petros criou um hotsite sobre o novo plano, que conta com uma lista de perguntas e respostas com quase cem questões, muitas delas apresentadas por participantes. Clique para acessar o hotsite. Além disso, em breve, a Petros fará uma live exclusiva sobre o PP-3 para os participantes.

O novo ambiente digital, que será atualizado conforme as etapas de aprovação do PP-3, está organizado em seis diferentes áreas. Em “Conheça o PP-3”, estão as principais informações sobre o novo plano. “Compare os planos” mostra as principais diferenças entre o PP-3, o PPSP-R e o PPSP-NR. “Quanto vou pagar e receber” explica as opções de contribuição e de recebimento de renda. “Tributação” destaca as diferenças entre os regimes progressivo e regressivo de Imposto de Renda. “Como migrar” detalha alguns dos requisitos para a migração. Em “Perguntas e respostas”, as questões estão organizadas em oito diferentes temas.

importante ressaltar que as informações contidas no hotsite se baseiam na proposta que está em tramitação. Como o plano ainda depende da aprovação da Previc, pode haver mudanças nas condições e nos detalhes apresentados, levando a atualizações do conteúdo do hotsite. O formato final do novo plano será amplamente divulgado aos participantes antes da abertura do processo de migração para o PP-3.

Fonte: Petros, 02/09/2020




NOTA DA SINDIPETRO-BA

24/08/2020


Em reunião com a Petrobrás no dia 27/07, a Comissão da AMS fez uma série de cobranças à direção da Petrobrás, contextualizamos os problemas que estão ocorrendo nos descontos d@s aposentad@s e pensionistas nos seus contracheques, como a ausência de desconto, mesmo havendo margem consignável; imposição de desconto em boleto para os nov@s aposentad@s, nas suas rescisões trabalhistas; postergação da implantação do desconto em folha para os assistidos do PP2 e descumprimento de decisões judiciais (específico para @s pensionistas).

Pressionada pelas inúmeras ações vitoriosas de diversos Sindipetros (o Sindipetro Bahia, por exemplo, tem decisão judicial, em sentença de mérito que obriga a efetuação do desconto da AMS em contracheque) e também pelo fato da Medida Provisória que previa o fim do convênio do INSS com os fundos de pensão ter caducado. A MP convertida em lei, aprovada na Câmara e Senado acabou garantindo a continuidade dos Convênios.

Portanto, nessa reunião com a comissão da AMS, a direção da estatal informou que a implantação do boleto bancário está suspensa. A comissão mostrou à direção da Petrobrás cópias de contracheques de muitos beneficiários sem o devido desconto da AMS, como determina as decisões judiciais. A gestão da estatal admitiu que “alguns erros podem estra acontecendo” e, após cobrança da comissão para essas situações fossem regularizadas, a gestão da estatal se comprometeu a checar, identificar os casos e solucioná-los o mais rápido possível. Também prometeu que não haverá suspensão de atendimento médico, devido ao não pagamento da AMS, para os beneficiários e seus dependentes.

Os valores que não foram pagos agora, por causa de erros da Petrobrás, serão cobrados posteriormente dentro da margem consignável.

A FUP e o Sindipetro Bahia estão acompanhando de perto esse processo e continuarão alertas, cobrando que essa situação seja resolvida de forma urgente.

Fonte- Sindipetro Bahia




ASSUNTO: RESPOSTA À NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

17/08/2020


Acesse aqui




SOBRE A DECISÃO JUDICIAL DE 15 DE MAIO E A FORMA DE PAGAMENTO DA AMS

14/08/2020





PETROS AGILIZARÁ TRABALHO DE APURAÇÃO EM BUSCA DE RESSARCIMENTOS

13/08/2020


O Conselho Deliberativo da Petros aprovou a contratação de uma consultoria externa para apoiar o trabalho do Setor de Apurações e Reparação de Danos, da Gerência Jurídica. O objetivo é acelerar as apurações internas, averiguando quaisquer irregularidades em investimentos decididos no passado, subsidiando a busca por ressarcimentos e fortalecendo a governança da Petros. O envolvimento da consultoria neste trabalho também fornecerá uma chancela externa e maior independência nas apurações e medidas judiciais contra ex-gestores e terceiros que tenham causado danos à Petros. A contratação da consultoria externa vai permitir ainda que o time do Setor de Apurações e Reparação de Danos, criado em janeiro deste ano, intensifique outras atividades fundamentais, como análise reputacional, monitoramento dos processos de fundos exclusivos, busca de bens e acompanhamento de ações judiciais. Para que todo o trabalho de identificação e recuperação de danos possa ser realizado da forma mais eficiente, todos os ativos a serem apurados foram listados em um ranking de priorização, seguindo as melhores metodologias e práticas de auditoria e investigação. Fatos e dados são apurados a fim de identificar se houve dano à Petros e, caso tenha havido, se decorreu de conduta que possa ser atribuída a ex-gestores ou a terceiros. O setor também é responsável pela elaboração de um parecer de viabilidade financeira, para que seja definida não somente a ocorrência de lesão à Fundação, mas também seu valor. Quando identificada a existência de dano, tais relatórios são enviados ao escritório que elabora parecer de viabilidade jurídica, examinando o nexo de causalidade entre as condutas apontadas na investigação e os danos apurados no parecer de viabilidade financeira. Isso resulta em uma matriz de responsabilização, bem como em orientação quanto aos procedimentos jurídicos a serem adotados na busca dessa reparação. Em dezembro de 2019, a Diretoria Executiva reformulou a gestão das Comissões Internas de Apuração (CIAs), transferindo-as para a Gerência Jurídica com o objetivo de priorizar e acelerar sua conclusão. Desde janeiro deste ano, quando o trabalho passou para o Jurídico, foram finalizadas 13 apurações - a Petros já ingressou com quatro ações de responsabilidade civil; pleiteou seu ingresso como assistente do Ministério Público Federal em três por improbidade administrativa (relativa a três ativos apurados); cinco estão em fase de finalização de parecer jurídico estratégico e um ativo não apontou ocorrência de dano. A maior parte dessas ações corre em segredo de justiça. Além disso, desde abril deste ano, um escritório criminalista acompanha os interesses da Fundação em inquéritos policiais, acordos de leniência e colaboração premiada, bem como nas ações criminais. A Petros segue firme buscando o ressarcimento por todos os danos que tenha sofrido, em defesa do patrimônio dos participantes.

Fonte: Petros, 12/08/2020




PAGAMENTO REFERENTE A ACORDO ENVOLVENDO O FIP SONDAS É REALIZADO

11/08/2020


A Petrobras realizou hoje (10/8) o pagamento da totalidade do acordo firmado com a Petros, no valor de R$ 950 milhões, que encerrou a arbitragem envolvendo o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Sondas, criado para investir na empresa Sete Brasil e do qual a Fundação era uma das cotistas. Conforme já comunicado, o montante será incorporado ao patrimônio do PPSP-R, do PPSP-NR e do PP-2, onde o ativo estava alocado. O valor ajudará no resultado dos planos e, especificamente em relação ao PPSP-R e ao PPSP-NR, caso haja superávit, será possível estudar a possibilidade de redução das alíquotas extraordinárias decorrentes do plano de equacionamento. Seguindo o compromisso com a transparência e o diálogo aberto com os participantes, a Petros reforça algumas informações importantes sobre o acordo. Primeiramente, é importante destacar que, num processo de arbitragem, assim como na Justiça comum, o êxito da causa é incerto. Diante disso, é comum que as partes tentem acordos com o objetivo de encerrar o processo mais brevemente, garantindo o melhor resultado possível. No início de março, a Petros iniciou negociação com a Petrobras, representada por um dos mais respeitados advogados do país, bem como por sua equipe jurídica interna. Ao longo dos meses, foram realizadas diversas reuniões, que seguiram rigorosos requisitos de confidencialidade e compliance. Durante as negociações, a Petros defendeu, incansavelmente, os interesses de seus participantes, chegando-se ao valor final de R$ 950 milhões. Diante do valor mencionado, a Petros tinha duas opções: seguir com a arbitragem e aceitar o risco de uma decisão a ser tomada pelo tribunal arbitral que poderia ser desfavorável; ou celebrar o acordo e garantir o ressarcimento de R$ 950 milhões. Diversos elementos são relevantes para avaliar a decisão tomada, mas dois merecem destaque. O primeiro consiste em opiniões técnicas de dois dos mais respeitados escritórios do país especializados em arbitragens complexas. Nesse sentido, foram solicitados pareceres a esses escritórios que, sempre de forma independente, chegaram à mesma conclusão: a Petros deveria seguir com o acordo. O segundo elemento relevante para a decisão consiste no fato de que duas arbitragens muito semelhantes à da Petros resultaram em vitória total para a Petrobras. Em outras palavras, tais quotistas do FIP Sondas não receberam qualquer valor pelo investimento realizado. Além disso, por terem perdido o processo, ao final, ainda tiveram que pagar os custos inerentes ao processo arbitral. Seria irresponsabilidade da Petros não levar tal fato em consideração. Diante da sensibilidade envolvendo a matéria, a Petros decidiu ser o mais transparente possível e, por essa razão, reuniu-se previamente com o Ministério Público Federal para tratar dos termos do acordo, ocasião em que o órgão não apresentou qualquer objeção ao que foi apresentado. Considerando, principalmente, a recomendação técnica de dois dos escritórios mais renomados do país, o desfecho negativo das outras duas arbitragens, a não objeção do Ministério Público Federal e análises realizadas pelo corpo técnico da Petros, a Fundação decidiu celebrar o acordo, certa de que essa seria a melhor decisão para os participantes. Guardadas as limitações de confidencialidade inerentes ao acordo de arbitragem, a Petros tem tratado do assunto com a máxima transparência. É importante notar também que a nova administração da Petros tem feito um grande esforço no sentido de recuperar valores associados a investimentos decididos no passado e que são alvo de investigações. Dessa forma, a Petros vem investigando e ajuizando ações contra todos aqueles que, após diligente e independente análise, entenda ter causado danos à Fundação. Além disso, a nova administração tem estudado a possibilidade de acordos naqueles processos e arbitragens que eventualmente possam trazer um maior ressarcimento para a Petros. Para tanto, a análise é sempre pautada pelo mesmo critério, independentemente da contraparte: se a proposta final for satisfatória para a Petros, será feito o acordo. Caso contrário, a proposta será recusada. Por fim, destacamos que o resultado desse processo é motivo de orgulho e decorreu de uma atuação independente e incansável de todas as instâncias de governança da Petros, além de seus assessores externos. Seu resultado deve ser valorizado em razão do ressarcimento de expressivo valor para a Fundação. A Petros manterá sua atuação incansável rumo ao ressarcimento de todos os danos que eventualmente tenha sofrido.

Fonte: Site Petros, 10/08/2020.




CONVOCATÓRIA

08/08/2020


A FENASPE, por meio de seu Presidente Mário Eugênio da Silva, solicita às associações filiadas que convoquem todos os associados a participarem das assembleias realizadas pelos sindicatos da categoria, assim como apoia as iniciativas de barrar as propostas da Petrobrás que trazem prejuízos aos aposentados. Foram iniciadas as negociações da campanha reivindicatória entre as Federações dos petroleiros (FNP e FUP) e a atual direção da Petrobrás. Nos últimos meses, a empresa tem aproveitado a pandemia para acelerar a venda dos ativos, como a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia. Além da privatização, a direção tem apresentado propostas que prejudicam trabalhadores ativos e aposentados como a criação de uma instituição privada para gerir a Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS). Outras medidas, tomadas pela empresa, como a implementação do boleto bancário para o pagamento das mensalidades do plano de saúde, revertida na Justiça pelos sindicatos, e a cobrança do resíduo do PED-2015, suspenso por liminares, atingem diretamente os aposentados e as pensionistas, muitos deles associados à FENASPE. A diretoria da Petrobrás comandada pelo Presidente Castello Branco, além de insistir em mudar a gestão da AMS, apresentou a proposta de reajustar a nova tabela do Grande Risco que vai onerar ainda mais os aposentados. Segundo cálculos da FUP, para os beneficiários que recebem menos que cinco mil reais e idade acima de 59 anos, o reajuste chega a 100%. Pela proposta da empresa, a coparticipação da tabela do Grande Risco passará a ser 60% x 40% e não mais 70% x 30% como é na atualidade (70% pago pela Petrobrás e subsidiárias e 30% os beneficiários). Até 2022, a Petrobrás busca reduzir a sua coparticipação para 50%. Por tudo isso, é necessário ir à luta para barrar essa proposta da empresa, pois se ela passar, em pouco tempo mais, os aposentados e as pensionistas não terão condições de arcar com as despesas do plano de saúde, sendo obrigados a saírem da AMS. A maioria já se encontra em situação financeira difícil por conta do pagamento do equacionamento dos Planos Petros (PPSP-R e PPSP-NR). Na campanha reivindicatória, a empresa propõe reajuste 0 (zero) para os ativos. Diante dos ataques aos direitos da classe ativa e dos aposentados, a FENASPE pede às afiliadas que convoquem os associados para participarem ativamente das assembleias e das atividades propostas pelos sindicatos, que por conta da pandemia não serão presenciais e sim pela internet. Na Bahia, é importante acompanhar e dar apoio ao Sindipetro-BA. Mais uma vez, aposentados e ativos estarão unidos em defesa dos direitos duramente conquistados ao longo dos anos, como é o plano de saúde, que agora está sendo ameaçado pela direção da Petrobrás, que busca tirar os aposentados da AMS. Somente, a união dos petroleiros e petroleiras de todo o Brasil garantirá a manutenção das nossas conquistas e direitos. Portanto, acompanhe, sugira, mostre sua indignação nas assembleias e atividades convocadas para ,assim, defender nossos direitos. A FENASPE também vai acompanhar a programação das negociações e continuará informando às afiliadas.

MARIO EUGENIO DA SILVA - Presidente da Fenaspe - ASTAPE-BA

diadospais2020.jpg


Dia dos Pais

09/08/2020





ACORDO EM PROCESSO ARBITRAL FIP SONDAS - POR JOSÉ ROBERTO

03/08/2008


Na última semana, Petros e Petrobras divulgaram a celebração de um acordo realizado no processo arbitral FIP Sondas, em curso desde 2017, que implicará no pagamento pela Petrobras à Petros no valor de R$ 950.000.000,00 (novecentos e cinquenta milhões de reais), até o final do ano de 2021.

Considerando que a notícia tornou-se pública, porém preservando o sigilo envolvido num processo arbitral, optamos, nessa oportunidade, por aguardar as dúvidas e comentários dos participantes para buscarmos, agora, levar a todos alguns esclarecimentos.

Nesse sentido, apresentaremos, suscintamente, a seguir, uma sequência de perguntas e respostas elaboradas por nós sobre o assunto:

Qual a relação entre o presente acordo FIP Sondas e o processo arbitral recentemente divulgado no âmbito da B3 (Bolsa de Valores)?

Resposta: Não há qualquer relação entre esses processos arbitrais, pois se trata de ativos diferentes, ou seja, investimentos em FIP Sondas e investimentos em ações da Petrobras na Bolsa de Valores.

Qual o valor investido pela Petros no ativo FIP Sondas?

Resposta: A Petros investiu um total de R$ 1,386 bilhões, para a construção de 28 sondas, sendo R$ 350 milhões relativo à 7 sondas, licitadas diretamente pela Petrobras, e R$ 1,036 bilhão, relativo à 21 sondas, licitadas pela Sete Brasil. O investimento total resultou em uma participação de 17,6% da Petros em FIP Sondas.

Tem sido divulgado o valor do investimento em FIP Sondas como sendo de R$ 2,4 bilhões. Como se explica esse valor?

Resposta: O valor que vem sendo divulgado, extraoficialmente, com base em informação do Ministério Público Federal (MPF), tem a seguinte composição, a partir dos aportes feitos:

R$ 1,9 bilhões, levando-se em conta a correção dos investimentos pelo IPCA, a partir dos aportes;

R$ 2,4 bilhões acrescidos de juros legais de 1% ao mês, desde o início do processo arbitral.

É importante, porém, ressaltar que sempre que há um acordo em processo judicial as partes envolvidas não incluem os juros legais, justamente por se tratar de um acordo. Dessa forma, podemos dizer que o acordo de R$ 950 milhões representa 50% do total investido corrigido pelo IPCA, mesmo não sendo esse o racional utilizado na mesa de negociação.

É de conhecimento público algum outro processo arbitral por parte de outros investidores? Houve êxito nesses processos?

Resposta: Um total de 12 (doze) quotistas investiram em FIP Sondas. Deste, pelas informações colhidas, até então, temos o seguinte panorama:

03 (três) não obtiveram qualquer êxito no processo arbitral;

01 (um) conseguiu reaver cerca de 10% (dez por cento) do total do valor investido e;

01 (um) ainda está com o processo de arbitragem em curso.

Essa informação pode ser corroborada pela divulgação por parte da Petrobras, ainda no 1º semestre de 2020, da reversão de perdas de provisões relativas à Sete Brasil, indicando o êxito de sua parte nos processos até então finalizados.

Como foi o trâmite desse processo na Petros?

Resposta: O processo arbitral iniciou-se, em 2017, na Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC), onde as partes, após definição dos árbitros, deram início ao processo, tendo a Petros apresentado seu pleito e a Petrobras sua defesa.

No início de 2020, o processo foi interrompido para dar início a uma tentativa de acordo entre as partes. Até essa etapa, o assunto foi conduzido pela área jurídica da Petros e acompanhado pela Diretoria Executiva, sendo que, em determinado momento das negociações, o Conselho Deliberativo (CD) foi envolvido por ser de sua alçada a deliberação de assunto envolvendo parte relacionada, no caso, a Petrobras como Patrocinadora da Petros.

O que levou o CD a decidir pela aprovação do acordo?

Resposta: A tomada de decisão de um administrador, seja ele do corpo diretivo de uma empresa ou fundação ou de nossa parte investidos no cargo de conselheiros, num processo dessa natureza, é extremamente difícil e de grande responsabilidade. Com certeza, como todos os demais participantes, gostaríamos de rever todo o valor investido em FIP Sondas, bem como nos demais investimentos hoje questionados. Contudo, o risco envolvido numa decisão dessa magnitude, levando-se em conta o cenário e diante de uma análise criteriosa das informações disponibilizadas ao Conselho, seria de extremo temor e incerteza apostar tudo no sucesso da arbitragem, visto que não haviam elementos sinalizando nessa direção.

Ainda assim, após o ingresso do Conselho Deliberativo na etapa final do processo, com todas as dificuldades apresentadas, buscamos, com muito empenho e firmeza, o melhor acordo possível para os participantes dos planos PPSP-R, PPSP-NR e PP2 e, ao chegarmos no valor de R$ 950 milhões, entendemos que seria demasiado arriscado tentar conseguir na arbitragem um valor que poderia ser menor que o obtido, visto que, conforme citado acima, isso não ocorreu em processos relativos ao mesmo ativo.

Há possibilidade de se obter algum outro recurso relativo ao investimento em FIP Sondas?

Resposta: Sim. Conforme divulgado pela Petros, o presente acordo arbitral em FIP Sondas não causa qualquer prejuízo a outro processo em andamento relativo ao investimento em FIP Sondas, inclusive no âmbito do Ministério Público Federal (MPF).

Os recursos obtidos com esse acordo serão utilizados para abater o déficit de 2015 e 2018 (Novo PED)?

Resposta: Sim. Não apenas esse, mas qualquer outro recurso que possa ser reavido pela Petros será contabilizado no ano em curso e, dessa forma, contribuirão para o equilíbrio técnico dos planos. Futuramente, em caso de superávit dos planos, os recursos poderão ser utilizados para abater os valores do Novo PED. Especificamente, em 2020, em função da pandemia do COVID-19, que afetou significativamente os investimentos da Petros, esse valor pode ser fundamental para evitar um novo equacionamento.

Esse acordo pode ser avaliado como sendo bom (positivo) para os participantes? /p>

Resposta: Nós gostaríamos que cada um dos participante fizesse a sua avaliação. Porém, se possível, que a façam com base nas informações disponibilizadas e, acima de tudo, com o bom senso e a responsabilidade exigida quando se lida com o patrimônio de milhares de participantes e de suas famílias, como citado em algumas publicações feitas em grupos de mensagens instantâneas, por mais difícil que seja falarmos disso num momento em que estamos arcando com um déficit feito por erros cometidos no passado.

Todavia, com a responsabilidade de atuar como Conselheiro Deliberativo da Petros considero que fizemos um bom acordo diante de todas as dificuldades que um processo dessa envergadura nos impõe.

Não obstante, é muito importante, ainda, ressaltarmos que estamos reavendo (retornando com) recursos para os planos, mas não podemos nos iludir de que todo o valor do déficit será reavido (recuperado) na justiça. Contudo, isso não implica em dizer que não estamos mantendo, e continuaremos a manter, a constância de propósito de nossa campanha no sentido de buscar que ações sejam tomadas no sentido de reaver valores, quer seja das Patrocinadoras, quer seja de investimentos, que causaram prejuízos/danos à Petros.

Fiquem todos com Deus e um forte abraço.

Fonte: Blog Renova Petros, 03/08/2020




PETROS RECEBERÁ R$ 950 MILHÕES DA PETROBRAS POR INVESTIMENTO NO FIP SONDAS

30/07/2020


O Conselho de Administração da Petrobras e o Conselho Deliberativo da Petros, instâncias máximas de governança, aprovaram um acordo no valor de R$ 950 milhões, encerrando o procedimento arbitral que envolve o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Sondas - veículo criado para investir na empresa Sete Brasil e do qual a Fundação era uma das cotistas. O objetivo do processo movido pela Petros no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá - e que vinha tramitando desde julho de 2017 - é buscar ressarcimentos por perdas causadas ao patrimônio da Fundação pelo investimento no projeto Sondas.

Com o acordo, que será assinado nos próximos dias, a Petrobras pagará à Petros o valor de R$ 950 milhões, até dezembro de 2021, para o encerramento do processo arbitral. O valor será incorporado ao patrimônio dos planos PPSP-R, PPSP-NR e PP-2, onde o ativo estava alocado.

O acordo com a Petrobras envolveu uma extensa negociação e incluiu a análise dos respectivos termos por dois escritórios de advocacia independentes, que recomendaram a decisão. É importante frisar que este acordo não afeta outras ações judiciais ou arbitragens entre Petros e Petrobras, pois são processos independentes.

Realizado em 2011, o investimento no FIP Sondas foi alvo de investigação no âmbito da Operação Greenfield e também das Comissões Internas de Apuração da Petros, criadas para averiguar eventuais irregularidades em investimentos decididos no passado, e cujos resultados, quando cabíveis, são imediatamente encaminhados às autoridades. Neste contexto, é importante destacar que a Petros tem dado cada vez mais transparência às ações de apuração e intensificado a aproximação e a cooperação com o Ministério Público Federal. Inclusive, o MPF foi informado previamente dos termos deste acordo e não apresentou qualquer objeção.

Fonte: Petros, 29/07/2020




COMUNICADO - CONVITE PARA LIVE

26/07/2020


Caros companheiros dirigentes das associações que compõe o fórum das entidades da Bahia, as quais são filiadas a Federação Nacional dos Aposentados da Petrobrás.

O Presidente da FENASPE convida todos para participar de uma Live a ser realizada as 18:30 do dia 27de julho de 2020, amanhã, com a seguinte pauta:

1 - PED- 2015

2 - PP3

3 - apontamento para o melhor caminho sobre o desconto das parcelas não quitadas.

Participantes:

Dirigentes das entidades e Advogados credenciados.

Mario Eugenio da Silva - Presidente da Astape Bahia



FELIZ DIA DOS AVÓS !

26/07/2020





COMUNICADO FENASPE

20/07/2020





INVESTIMENTOS DA PETROS TÊM FORTE ALTA DE ABRIL A JUNHO

23/07/2020


A Petros já conseguiu recuperar grande parte da rentabilidade dos investimentos após a forte queda registrada em março em função da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. A partir de um trabalho intenso de adaptação das carteiras e um movimento estratégico para aproveitamento das oportunidades, o rendimento já vem apresentando melhora, com alta de 3,52% em abril, de 2,91% em maio e de 2,99% em junho, de acordo com a prévia do último mês. Com isso, a Petros já conseguiu reduzir em mais de oito pontos percentuais a rentabilidade negativa acumulada no primeiro semestre de 2020, de -14,20%, em março, para -5,87%, em junho.

No resultado acumulado em 12 meses até junho, os números já são positivos em 0,92%. Considerando um horizonte um pouco maior, de 18 meses, a rentabilidade está em 12,67%, bem superior ao CDI do período, que ficou em 7,82%.

"O resultado comprova a decisão acertada do time de gestão, que desde o início da crise vem acompanhando de forma permanente o mercado e revisando cenários para adotar as melhores estratégias e conseguir recuperar a rentabilidade dos planos", destacou o diretor de Investimentos, Alexandre Mathias. "Apesar da crise e do ano difícil, nossas estratégias para capturar ganhos no mercado, considerando o período 2019-2020, mostram que estamos remunerando cerca de 200% do CDI, um retorno compatível com os melhores investimentos disponíveis no Brasil e das melhores assets", completou Mathias.

Maiores planos também recuperam rentabilidade

Os três maiores planos administrados pela Petros também apresentam recuperação. O Plano Petros-2, de contribuição variável, teve alta de 3,3% em abril e de 2,3% em maio, bem acima da meta atuarial de, respectivamente, 0,12% e 0,05%. Já os planos Petros do Sistema Petrobras - Repactuados e Não Repactuados (PPSP-R e PPSP-NR) avançaram 3,8% e 3,6% em abril. Ambos registraram rentabilidade de 3,2%, em maio. Os resultados também foram superiores aos seus objetivos de 0,05% em abril e -0,02% em maio. Em junho, considerando a prévia do mês, os investimentos do PP-2 subiram 3,1%, ultrapassando a meta atuarial de 0,7%, enquanto os do PPSP-R e do PPSP-NR valorizaram 3,1% e 2,9%, também acima do objetivo para os dois planos, de 0,6%.

Se por um lado a renda variável foi o componente que mais sofreu com a crise, por outro tem tido importante papel na trajetória de recuperação. Os ativos alocados neste segmento registraram forte alta nos três meses seguintes após a queda de março: quase 11% em abril e cerca de 10% em maio - acima do Ibovespa, que subiu 10,25% e 8,57%, respectivamente -, e pouco mais de 5% em junho.

Além das estratégias praticadas pelos times, a rápida recuperação dos investimentos geridos pela Petros pode ser atribuída também à revisão do modelo de gestão de ativos, no fim de 2019, que possibilitou à Fundação um melhor posicionamento em cenários de crise. Somou-se a isso a rentabilidade histórica da empresa em 2019, em torno de 20%, a melhor dos últimos 12 anos, situando-se entre os maiores rendimentos do setor e entre as gestoras de recursos.

Apesar do cenário ainda desafiador, que exige cautela, a Petros investe em maior proporção em títulos públicos federais emitidos pelo Brasil, que têm baixo risco de crédito, e possui ações sólidas de empresas importantes e consolidadas, com a robustez necessária para enfrentar momentos de turbulência na economia e se recuperar de crises. Além disso, os investimentos dos planos devem ser observados sob a ótica de longo prazo, de acordo com seus compromissos futuros, o que oferece tempo para a recuperação do mercado.

Mais transparência e agilidade na divulgação dos dados de investimentos

Aumentar a transparência das informações aos participantes é um compromisso desta gestão e, por isso, a Petros vem ampliando e agilizando, a partir da publicação da prévia de investimentos, a divulgação sobre a performance dos seus investimentos. Neste sentido, as publicações foram reformuladas, tanto em termos de conteúdo como de prazos de publicação, passando a contar com novos dados, comparativos com referências de mercado e utilização de recursos gráficos, para facilitar o entendimento dos resultados dos planos.

A primeira publicação neste novo formato, o Informe de Investimentos - Prévia, dos meses de maio e de junho, já está disponível no Portal Petros, com versões para cada um dos três maiores planos da Petros (PPSP-R, PPSP-NR e PP-2). Também há uma específica para os demais planos administrados pela Fundação. A publicação, como o nome diz, é uma prévia dos resultados, com o desempenho das aplicações financeiras e uma análise do cenário econômico e do mercado de investimentos.

Fonte: Petros

22/07/2020




PED-2015: ESCLARECIMENTO SOBRE ENVIO DE BOLETOS

24/06/2020


A Petros esclarece que, neste processo de parcelamento do PED-2015, não envia boleto para a residência dos seus participantes.

O boleto para pagamento à vista é gerado pelo próprio participante dentro do sistema do parcelamento.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 ou 21 3529-5550, para ligações de celular). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Fonte: Petros




COMUNICADO

23/06/2020


Prezados companheiros, desde o dia 15/06/2020, quando a PETROS liberou o simulador para cálculo do pagamento das parcelas não quitadas para quem deixou de pagá-las por força da liminar da justiça as parcelas do PED, oferecendo a opção para você decidir em quitar a vista, iniciar de imediato ou começar em janeiro de 2021, essa opção gera um comprometimento pessoal.

Ao optar por uma posição indicada pela Petros, você assume um compromisso do qual não pode mais desistir, a não ser para mudar para pagamento a vista. Então, como nós, integrantes da Fenaspe e de outras entidades envolvidas no Fórum do grupo de trabalho, não assinamos o termo de compromisso do NPP, não iremos indicar opção nenhuma, deixaremos a PETROS arbitrar a seu modo.

Presidente da Fenaspe | Astape-Bahia




COBRANÇA DA AMS: ACOMPANHE AS NOVAS ORIENTAÇÕES

20/06/2020


A AMS Petrobras suspenderá, provisoriamente, as mudanças na forma de cobrança da AMS que estavam previstas para acontecer em julho (segunda onda), conforme matéria publicada em 15 de abril. Quanto aos pensionistas da primeira onda abrangidos pelas liminares, as cobranças retornaram ao desconto em folha, conforme comunicados divulgados anteriormente.

Lembramos que a mudança na forma de cobrança encontra-se sub judice e a extensão da suspensão à segunda onda é uma decorrência do cumprimento de liminares deferidas pela Justiça do Trabalho. A Petrobras prosseguirá defendendo a licitude da mudança, que é prevista em Regulamento.

Para os beneficiários que já pagavam por boleto bancário anteriormente às mudanças anunciadas em abril, e portanto não abrangidos pela discussão judicial, o pagamento continua sendo realizado da mesma forma.

A AMS Petrobras reforça que o pagamento por boleto bancário proporciona mais agilidade ao processo de reembolso, que é creditado diretamente na conta corrente cadastrada. Para quem permanece com o pagamento da AMS via boleto, manteremos o envio por correio e e-mail, além de ficarem disponíveis na área restrita do Portal AMS (acesso com login e senha). Caso ainda não tenha o acesso, basta clicar na opção “cadastre-se”, na parte superior da página e realizar o login. Acesse aqui o passo a passo para realizar o cadastro ou recadastramento no Portal AMS, em caso de esquecimento da senha.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados nos portais Petros e AMS

Fonte: Petros, 18/06/2020




FELIPE TOKAR DUBUS: FOCO NA GESTÃO DO PLANO DE SAÚDE

20/06/2020


Uma associação de alta produtividade, com baixo custo de operação, focada na gestão do plano de saúde. Assim o gerente geral de Desenho Organizacional da área de Recursos Humanos da Petrobras, Felipe Tokar Dubus, define a entidade sem fins lucrativos que assumirá o novo modelo de gestão da AMS Petrobras. Há 16 anos na companhia, o engenheiro de produção conduz, na equipe de transição, a criação da estrutura organizacional e dos processos da nova entidade, além de estabelecer suas interfaces com a Petrobras. Nesta entrevista, ele conta que o momento é de estruturação do desenho organizacional da nova associação, que contará com órgãos próprios de governança, incluindo instâncias participativas, como Assembleia, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. “A gestão transparente, com forte controle e organização, é o nosso foco para entregar os melhores resultados para beneficiários e para a rede credenciada”, garante.

Como é realizado o trabalho da equipe de transição?

O trabalho é desenvolvido a partir do entendimento da situação atual dos processos e responsabilidades da AMS Petrobras e do futuro que desejamos construir, com base em pesquisas de referenciais externos e melhores práticas de mercado. Os profissionais da AMS Petrobras têm nos ajudado bastante no entendimento pormenorizado dos processos vigentes e na antecipação dos desafios que poderemos enfrentar. Nossa atuação também é em estreita parceria com os setores Jurídico e de Governança da companhia, para que todos os aspectos relacionados ao novo modelo de gestão sejam cobertos tecnicamente e possam contribuir com o resultado final: uma associação de alta produtividade, baixo custo, eficiente, focada na gestão do benefício, com elevados níveis de qualidade de entrega.

Quais as fases do processo de transição para o novo modelo de gestão?

O momento é de estruturação do modelo de governança da nova associação. Estamos estudando todos os processos necessários para o pleno funcionamento da entidade, considerando as obrigações legais e os referenciais externos, por meio da experiência de outras instituições semelhantes. É necessário cobrir todas as atividades que estarão sob responsabilidade da associação e entender a carga de trabalho que cada frente de atuação demandará. Nossa expectativa é concluir essa estrutura até agosto e, com a aprovação do grupo multidisciplinar, dar prosseguimento ao processo decisório e às demais etapas para criação da associação.

Como será o desenho organizacional da nova associação?

O organograma completo ainda não está definido. Além das áreas operacionais tradicionais em um plano de saúde - parte administrativa e financeira, processos técnicos de saúde, normas regulatórias, instrumentos de controle e acompanhamento da rede credenciada – estão previstas instâncias participativas, como Assembleia, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. A associação contará com órgãos próprios de governança e com controles internos específicos de operadoras de planos de saúde, por exemplo, para o desenho e o acompanhamento de riscos. Tudo isso produzirá um sistema de integridade mais robusto. A nova estrutura também aliviará a gestão interna da Petrobras, evitando que a companhia – especializada na indústria de óleo, gás e energia - precise se dedicar a uma outra área de atuação, a saúde suplementar. A gestão transparente, com forte controle e organização, é o nosso foco para entregar os melhores resultados para beneficiários e para a rede credenciada.

Quais os avanços da nova proposta em relação à estrutura atual da AMS?

O novo modelo favorecerá a gestão do benefício, a agilidade na resposta a demandas dos beneficiários e da rede credenciada, o controle de abusos e fraudes, a transparência, a redução de custos. Esses avanços são viáveis porque trabalharemos com uma estrutura profissional dedicada à gestão do plano de saúde e, ao mesmo tempo, mais enxuta e focada. Para isso, associação será integralmente dedicada à gestão do benefício e contará com profissionais com competências da área de saúde suplementar.


>

PED-15: PETROS OBTÉM DECISÕES FAVORÁVEIS NA JUSTIÇA QUE REFORÇAM STJ

18/06/2020


A Petros conseguiu reverter na Justiça do Rio de Janeiro decisões que haviam suspendido a cobrança retroativa de parcelas não pagas do PED-2015 do PPSP-R e PPSP-NR para sete participantes, em duas ações movidas recentemente por escritório de advocacia contra este pagamento. Essas decisões reforçam o entendimento de que a cobrança retroativa das contribuições extraordinárias do PED-2015 está respaldada na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de setembro do ano passado.

Em uma das decisões, em 10/6, a juíza Daniela Bandeira de Freitas, da 15º Vara Cível do Rio de Janeiro, a mesma que havia analisado a petição dos autores e suspendido a cobrança, exerceu o chamado juízo de retratação, reconsiderando sua decisão, após analisar recurso da Petros. A outra decisão favorável à Petros ocorreu em segunda instância, em 16/6. A desembargadora Odete Knaack de Souza, da 22ª Câmara Cível da Justiça do Rio de Janeiro, acolheu os argumentos da Petros ao analisar agravo de instrumento, suspendendo os efeitos da decisão de primeira instância e, assim, restabelecendo a cobrança retroativa.

Em ambos os despachos, foi destacado o efeito da decisão do ministro João Otávio de Noronha, do STJ, em setembro de 2019, que suspendeu as liminares que impediam os descontos, restabelecendo integralmente as contribuições extraordinárias para o PED-2015. “Vejo presente o requisito de verossimilhança da alegação e constato o perigo do dano irreparável ou de difícil reparação consistente no equilíbrio financeiro e atuarial do fundo de previdência complementar de âmbito nacional”, escreveu a desembargadora da 22ª Câmara Cível da Justiça do Rio ao conceder o efeito suspensivo.

É importante ressaltar que o equacionamento atende a uma determinação legal, sendo fundamental para a sustentabilidade e liquidez dos planos. Vale lembrar ainda que a Petros vem buscando formas de amenizar o impacto do PED-2015 na vida dos participantes, por meio de alternativas que incluem redução das alíquotas de contribuição extra, com a implementação do novo modelo de equacionamento, e formas de pagamento dos valores retroativos do PED-2015, medidas acordadas com as entidades representativas dos participantes.

Fonte: Petros, 18/06/2020





PED-2015: FORMA DE PAGAMENTO PODE SER ESCOLHIDA A PARTIR DE 15/6

11/06/2020


Devido à pandemia, participante poderá começar a pagar em julho ou janeiro

Conforme acordado com as entidades representativas ao longo dos últimos meses, os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR que ficaram sem pagar as contribuições extraordinárias do PED-2015 devido a decisões judiciais poderão escolher como quitar o saldo devido. A Petros havia se comprometido a oferecer duas formas de pagamento: à vista ou pelo prazo da expectativa de vida do participante. A partir de um esforço da Fundação, os participantes terão ainda mais opções, podendo parcelar pelo tempo em que ficaram sem fazer a contribuição extra multiplicado por até dez vezes. O total de opções poderá variar dependendo da expectativa de vida de cada um.

Sensibilizada com os impactos financeiros causados pela pandemia da covid-19, que afeta financeiramente muitas famílias, a Petros também oferecerá aos participantes uma carência para iniciar o pagamento do saldo devido. Será possível escolher entre duas datas para começar a pagar: julho deste ano ou janeiro de 2021.

O número de parcelas e a data de início de pagamento precisam ser definidos por cada participante entre os dias 15 de junho e 8 de julho, inclusive por aqueles que optarem pela carência de seis meses.

Caso o participante não defina sua escolha até o dia 8 de julho, a opção padrão adotada será relativa à expectativa de vida, que é o prazo máximo de parcelamento, e a partir de julho, ou seja, sem carência. Assim, quem não se manifestar sobre a forma de pagamento dentro do prazo terá a dívida automaticamente parcelada pelo número de meses correspondente à expectativa de vida e a cobrança será iniciada no mês que vem.

Para escolher a forma de pagamento, a partir de segunda-feira, o participante deverá entrar no hotsite do novo modelo de equacionamento, acessar a aba Parcelamento PED-2015 e, depois, "Clique aqui para fazer o parcelamento". Após informar matrícula e senha Petros, o participante entra no ambiente de opção de parcelamento, onde há detalhes da situação individual, como valor do saldo atualizado e das prestações para cada forma e data de início do pagamento. O ambiente de opção de parcelamento estará disponível, também, no aplicativo da Petros. Basta clicar no banner e seguir as orientações.

O montante devido, atualizado pela meta atuarial do plano, pode ser pago à vista, parcelado em até dez vezes o tempo em que as contribuições extras ficaram suspensas ou pelo prazo máximo correspondente à expectativa de vida do participante. O parcelamento tem prestações fixas de ao menos R$ 50 e inclui um valor destinado ao fundo de quitação por morte, que tem o objetivo de garantir que, em caso de falecimento, não haja prejuízo para o plano nem para os demais participantes.

Quem optar pelos seis meses de carência pagará, de julho a dezembro, apenas o valor referente ao fundo de quitação por morte. O saldo do PED-2015 será parcelado conforme o período escolhido, começando em janeiro de 2021. As prestações que serão pagas a partir de janeiro também incluirão um valor para o fundo de quitação por morte.

É importante ressaltar ainda que a forma de pagamento escolhida pelo participante não poderá ser alterada a não ser para quitação do saldo à vista.

O modelo de parcelamento oferecido a quem ficou sem pagar o PED-2015 foi previamente apresentado às federações dos petroleiros e dos marítimos, bem como debatido no fórum das entidades que representam os participantes.

O objetivo do parcelamento é garantir que todos os que não pagaram o PED-2015 ajustem suas contas com o plano e a sustentabilidade do PPSP-R e do PPSP-NR. Também permite que quem deixou de pagar possa escolher como fazê-lo, parcelando a dívida de modo a reduzir o impacto deste custo sobre seu orçamento mensal, principalmente neste período de pandemia.

Fonte: Petros, 10/06/2020




“PETROS RESPONDE”: SAIBA O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA PROTEGER OS INVESTIMENTOS

05/06/2020


Dando continuidade à série “Petros responde”, iniciativa para fortalecer nosso compromisso com a transparência, o tema da vez é “Impacto do coronavírus nos investimentos”. O assunto foi um dos mais recorrentes nas perguntas enviadas pelos participantes durante a live realizada em 20/5 com o presidente Bruno Dias, acompanhado do diretor de Investimentos, Alexandre Mathias, e do gerente executivo de Atuária, Akira Miki. Por isso, elencamos os principais questionamentos e explicações sobre este tema. Confira!

Como foi o impacto da crise provocada pelo coronavírus nos investimentos da Petros?

A parada na economia em função da pandemia do novo coronavírus provocou fortes quedas nos mercados globais. O índice Ibovespa, principal referência do mercado, teve o pior trimestre da história, entre janeiro e março. Este cenário impactou todos os investidores do mundo. Na Petros, os resultados acumulados dos planos no primeiro trimestre refletiram este movimento, levando à queda da rentabilidade. Mas, com os movimentos realizados entre março e abril na gestão das carteiras, já houve uma recuperação nos preços dos ativos, com rentabilidade consolidada de 3,52% em abril e de 2,48% em maio – proporcionando uma melhora significativa da rentabilidade dos planos, em torno de 5,5 pontos percentuais de crescimento no ano, em média.

Os ativos alocados em renda variável também começaram a apresentar melhora, com valorização de 10,80% em abril, superando o Ibovespa, que subiu 10,25%, e de 7,88% em maio, próximo ao patamar da Bolsa, que fechou com alta de 8,57%.

O que a Petros tem feito para proteger a carteira e recuperar perdas?

Desde o início da crise gerada pela pandemia do coronavírus, a Petros vem adotando uma postura cautelosa, a partir de mecanismos para reduzir os impactos dos efeitos sobre os ativos, protegendo os investimentos dos planos e, ao mesmo tempo, trabalhando de forma intensa para adaptar as carteiras às novas circunstâncias. Neste sentido, num primeiro momento, deslocamos recursos da renda variável para títulos públicos longos, com taxa de rentabilidade atrelada à inflação, aproveitando a abertura das taxas (elevação dos juros). Posteriormente, com a melhora do mercado, começamos a fazer um movimento parcial de recomposição da alocação em renda variável e também aumentamos a posição em NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional - série B) de longo prazo.

O momento é desafiador, mas a Petros está trabalhando nas melhores alternativas de alocação para a carteira de investimentos e, ao mesmo tempo, atuando com segurança para proteger o patrimônio dos participantes. As estratégias de investimentos da Petros seguirão com foco no longo prazo, de acordo com os compromissos futuros dos planos de benefício.

Qual é o risco de impactar o pagamento de benefícios aos participantes?

A Petros tem plena capacidade financeira para honrar seus compromissos, independentemente do cenário adverso, e possui recursos líquidos suficientes para seguir cumprindo sua missão de pagar em dia os benefícios dos participantes, como tem feito ao longo dos seus quase 50 anos de história. A Petros trabalha com uma margem de segurança grande e não há qualquer problema de liquidez. Grande parte dos recursos está investido em ativos líquidos. Além disso, o grau de liquidez é monitorado a todo momento pelas equipes técnicas, de modo a garantir a capacidade financeira dos planos.

Por que a Petros investe em renda variável?

Os planos de benefícios precisam obter rentabilidade equivalente à meta atuarial nos seus planos. É a meta atuarial que prevê o rendimento necessário para que o plano possa fazer frente a seus compromissos atuais e futuros. Em um cenário econômico de juros baixos, a tendência é que a rentabilidade dos títulos de renda fixa fique abaixo das metas atuariais. Por isso, a necessidade de se investir também em renda variável. Neste contexto, as Políticas de Investimentos da Petros focam em ativos com rentabilidade esperada maior, porém respaldadas por uma gestão rigorosa no controle de riscos. Cabe destacar ainda a importância do segmento dentro da estratégia de diversificação dos investimentos.

É importante esclarecer também que, ao fim de 2019, quando foram elaboradas as Políticas de Investimentos vigentes, com o cenário de médio prazo que se desenhava naquele momento (juro baixo, inflação controlada e recuperação da atividade econômica), fazia-se necessário investir em Bolsa como uma das alternativas para compor o portfólio dos planos e, assim, alcançar a meta de rentabilidade. Naquela ocasião, não havia como prever a atual crise nem o forte e rápido impacto sobre os mercados financeiros globais e brasileiro. O ano de 2020 também começou muito promissor, tanto no Brasil como no exterior. Mas a pandemia do novo coronavírus, sem precedentes, alterou o cenário de forma significativa, e muito rapidamente, impactando o desempenho de todos os investidores.

Como ficam as perspectivas de resultados para 2020?

Investimentos de planos de previdência devem ser observados sob a ótica de longo prazo. Por isso, ainda é cedo para falar sobre a rentabilidade do fim do ano e o resultado dos planos. O que podemos afirmar é que estamos trabalhando dia e noite para proteger a carteira e também fazendo os ajustes necessários para prepará-la para uma retomada, aproveitando as oportunidades e buscando a rentabilidade dos ativos, perseguindo a meta atuarial. Além disso, é importante destacar que a Petros investe em maior proporção em títulos públicos federais emitidos pelo Brasil, que têm baixo risco de crédito, e possui ações sólidas de empresas importantes e consolidadas, com a robustez necessária para enfrentar momentos de turbulência na economia e se recuperar de crises.

A Petros está fortemente comprometida em proteger o patrimônio dos participantes, conduzindo uma gestão com total diligência e responsabilidade na administração dos recursos dos participantes.

Publicada em 04/06/2020




AVISO AOS ASSOCIADOS E COLABORADORES

04/06/2020


Prezados associados e colaboradores! A ASTAPE-BA, em cumprimento às recomendações da Secretaria de Saúde e, zelando pela saúde dos nossos associados, tomará as seguintes providências e recomendações:

1. Só será permitida a entrada nas nossas dependências administrativas, fazendo o uso correto da máscara;

2. Assim, na portaria da sede, nossos recepcionistas irão medir sua temperatura através de um aparelho recomendado pelos profissionais de saúde. Caso a temperatura esteja acima de 37 graus, o associado(a) será convidado(a) a procurar orientação médica;

3. Após aferição da temperatura será disponibilizado também o álcool em gel para os visitantes.

Presidente Mario Eugenio




Revista Vitrine


Acesse a Revista Vitrine do Aposentado - Saúde, Bem Estar, Entrevista com Gal Costa e muito mais!




PED-2015: INFORMAÇÕES SOBRE PARCELAS EM ABERTO

04/06/2020


Os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR que ficaram sem pagar as contribuições extraordinárias do PED-2015 devido a decisões judiciais poderão escolher em breve a forma de pagamento para quitar o saldo devido. O simulador ainda não foi disponibilizado, pois, em função da pandemia do coronavírus, que afeta financeiramente muitas famílias, a Petros está estudando a viabilidade de também oferecer aos participantes a opção de postergar ainda mais o início do parcelamento do PED-2015.

Como já comunicado, o parcelamento é fruto de uma negociação com as entidades representativas dos participantes com o objetivo de minimizar o impacto desse custo no orçamento mensal daqueles que ficaram com parcelas em aberto.

A Petros vai disponibilizar uma ferramenta para que o participante faça sua opção e conheça os detalhes de sua situação, como valor do saldo atualizado e das prestações para cada uma das formas de pagamento. O montante devido, atualizado pela meta atuarial do plano, poderá ser pago à vista ou parcelado pelo prazo máximo correspondente à expectativa de vida do participante. A opção padrão será relativa à expectativa de vida, que é o prazo máximo de parcelamento.

O parcelamento terá prestações fixas de ao menos R$ 50 e incluirá um valor destinado ao fundo de quitação por morte, que funciona como um seguro de vida, para garantir que, em caso de falecimento, o saldo devedor do participante seja quitado de forma que não haja prejuízo para o plano nem qualquer ônus para herdeiros ou sucessores.

A forma de pagamento escolhida pelo participante não poderá ser alterada a não ser para quitação do saldo à vista. É importante destacar que a Petros fez um esforço para oferecer mais opções de parcelamento do que o inicialmente acordado.

O objetivo do parcelamento é garantir que todos os que não pagaram o PED-2015 ajustem suas contas com o plano, visando à sustentabilidade do PPSP-R e do PPSP-NR. Em breve, a Petros comunicará mais detalhes sobre o assunto aos participantes, bem como as datas de início de cobrança.

Fonte: Petros, 03/06/2020




MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INSTAURA INVESTIGAÇÃO NA AMS

20/05/2020


Castello Branco já foi notificado

A partir de representação do deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ), o Ministério Público Federal (MPF) instaurou investigação para apurar denúncias de irregularidades na mudança de gestão da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) dos empregados da Petrobrás.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, já foi oficializado.

A AMS mudou o modelo de gestão do plano de saúde da Estatal e subsidiárias o que irá impactar, significativamente, os cofres da empresa, pois, segundo cálculos do deputado, será gerada imediatamente uma despesa de R$ 2 bilhões, além de aumentar os custos para os empregados.

A AEPET está promovendo ação na justiça para barrar mais esta iniciativa da diretoria, que contraria interesses da Companhia e de funcionários da ativa e aposentados.

A Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) é um benefício de assistência suplementar de saúde, sem fins econômicos, de natureza assistencial, criado e instituído desde 1975, através de Acordo Coletivo de Trabalho pactuado entre a Petrobras e entidades sindicais representantes dos empregados. Para operação, a Petrobras mantém registro como Operadora de Saúde de autogestão junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Benefício é disponibilizado para empregados ativos, aposentados e pensionistas, além de dependentes e agregados, a eles vinculados, totalizando 246 mil beneficiários. Por ser um plano de autogestão, sem fins lucrativos, reduz significativamente os custos para a empresa e seus beneficiários, além de ser o principal benefício da Estatal e instrumento de atração e retenção dos profissionais.




PROVA DE VIDA: ASTAPE-BA ALERTA SOBRE PROBLEMAS NO CADASTRO QUE PODEM CAUSAR A SUSPENSÃO NOS BENEFÍCIOS INSS/PETROS

19/05/2020


Atenção aposentados e pensionistas. A direção da Petrobrás vem adotando várias medidas que nos atingem diretamente, na Petros e/ou AMS. TODO CUIDADO É POUCO. Por isso, a denúncia do companheiro aposentado, Carlos Augusto Costa dos Santos, Técnico de Segurança da UO-BA, nos alerta para um problema que poderá vir a ocorrer no procedimento da PROVA DE VIDA, principalmente para aqueles mais jovens, e se desligaram recentemente da empresa, devem ficar atentos, como também os que saíram do convênio INSS/PETROS.

Para os segurados que recebem por meio do convênio INSS/Petros, o procedimento é interno, realizado pela própria Petros. Já para aqueles que que se desvincularam do convênio INSS/PETROS devem procurar sua agência bancária para realizar a PROVA DE VIDA, no período solicitado. Baseado nisso, se permanecer o convênio INSS/PETROS, a Diretoria da ASTAPE-BA recomenda a não desvinculação.

Por algum erro, há dois meses, o registro do petroleiro aposentado Carlos Augusto foi parar no Sistema de Controle de Óbitos do INSS (SISOBI) e por isso seus benefícios foram suspensos. Desde então, Carlos Augusto tenta reaver o benefício, seguindo orientações do INSS, da Petros e da agência bancária. Nesse jogo de empurra-empurra até agora nada foi resolvido e por isso, teve de recorrer às economias para pagar as contas e garantir a sobrevivência dele e sua família.

A ASTAPE-BA sensibilizada com a situação do companheiro entrou em contato com o escritório da Petros na tentativa de achar uma saída. O órgão acredita na possibilidade de que o erro foi do INSS, responsável pelo cadastro dos beneficiários.

Para reaver o benefício, o órgão recomenda ao aposentado entrar no site Meu INSS (meu.inss.gov.br), acessar a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) e encaminhá-la para a Petros pelo e-mail salvador@petros.com.br. O DRSCI comprova que o trabalhador está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.

Esperamos que o companheiro consiga resolver o problema com essas recomendações.

Para entender o problema veja o depoimento do colega Carlos Augusto:

Caros colegas aposentados pelo sistema PETROS/INSS. Trago uma experiência vivida e que qualquer beneficiário aposentado pode também passar. Estou há dois meses sem receber o benefício Petros e nem INSS, tudo porque fui incluído no SISOBI (sistema de óbitos do INSS). Com isso tive suspenso ambos os benefícios.

A Petros por sua vez nos deixa órfãos, sob alegação de que só poderá reativar os pagamentos após o INSS regularizar a situação. Com isso, até o acesso à área do participante está negado (não tenho acesso). Interessante é que a Petros é responsável pela PROVA DE VIDA dos beneficiários, acredito que nenhum de nós, aposentados, tenha ido ao banco para fazê­-lo, eu já tentei, mas o banco informa que não tem dados para isso.

Dei entrada no pedido de reativação do benefício no INSS e lá a informação que sempre me dão é que o pedido está em ANÁLISE.

A Petros, por sua vez, nos ignora dizendo apenas que só normalizará os pagamentos e o acesso ao portal (área do participante) quando o INSS reativar o benefício.

Aqui está tudo bem até o momento. Por enquanto, venho utilizando minhas suadas reservas para honrar os meus compromissos financeiros e de subsistência até que tudo se resolva.

A ideia de falar sobre esta experiência é para alertar sobre esta possível situação e se não tivermos uma reserva, que cubra pelo menos alguns meses de nossas responsabilidades financeiras, poderá se instalar o caos em nossas vidas.

Aposentado da Petrobrás Carlos Augusto Costa dos Santos, Técnico de Segurança, UO-NS




INSS ESTENDE CONVÊNIO COM A PETROS DEVIDO À PANDEMIA

17/05/2020


Em função da pandemia de covid-19, o INSS decidiu prorrogar o convênio para pagamento de seus segurados pela Petros, que terminaria em junho. O instituto informou que seus benefícios continuarão sendo pagos pelo convênio até que suas agências retomem o atendimento presencial.

A Petros possui convênios específicos com as patrocinadoras Petrobras e BR Distribuidora que garantem o repasse, para a Fundação, dos recursos necessários para antecipar o pagamento do valor relativo ao benefício do INSS nos dias 10 e 25 de cada mês. Esses convênios são necessários para que haja essas antecipações, pois o INSS só repassa os recursos para a Petros no 5º dia útil do mês subsequente.

Assim que foi notificada da prorrogação do convênio com o INSS, a Petros informou às patrocinadoras. A BR Distribuidora já comunicou que manterá, no dia 10 de cada mês, o adiantamento de 40% dos benefícios Petros e INSS e, no dia 25, os 60% restantes do INSS a seus ex-empregados que integram o PPSP-R e o PPSP-NR.

O convênio da Petros com a Petrobras, que garante o repasse dos recursos necessários para a realização dos adiantamentos (40% dos benefícios da Petros e do INSS no dia 10 e 60% do INSS no dia 25), possui a mesma vigência do convênio da Fundação com o INSS. Assim, os pagamentos serão mantidos normalmente durante a vigência do convênio, a não ser que haja manifestação contrária da patrocinadora.

Caso a Petrobras decida finalizar o convênio com a Petros e encerrar o repasse dos valores que são pagos antecipadamente aos participantes, o benefício Petros seria integralmente creditado no dia 25 de cada mês, sendo antecipado para o dia útil anterior caso a data caia num fim de semana ou feriado. Já o benefício do INSS seria pago pela Petros até o 5º dia útil do mês seguinte enquanto o convênio com o instituto estiver em vigor.

A Petros continuará em contato com o INSS e com a Petrobras. Assim que novas informações forem divulgadas, comunicaremos os participantes.

Fonte: Petros




EMPRÉSTIMO PETROS ESTÁ ISENTO DE IOF ATÉ 3 DE JULHO

15/05/2020


Como parte das medidas para enfrentar o impacto financeiro da pandemia do novo coronavírus, o governo isentou por 90 dias a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na concessão de crédito. A Petros está totalmente adequada ao decreto e, por isso, não haverá cobrança deste imposto para o participante que precisar solicitar um novo empréstimo à Petros até o dia 3 de julho. O valor do empréstimo depende da margem consignável de cada participante, pode chegar a R$ 164 mil e o pagamento pode ser feito em até dez anos, de acordo com as regras de cada plano.

Quem tem contrato com o pagamento das parcelas temporariamente suspenso não poderia contratar um novo empréstimo. Mas, devido ao momento delicado por causa dos impactos da pandemia da covid-19 no orçamento das famílias, esses participantes poderão fazer uma nova contratação caso precisem e tenham margem consignável.

Na Petros, cada participante pode ter até dois contratos. Por isso, quem tem apenas um contrato suspenso e tem margem consignável, pode pedir outro. Quem suspendeu dois contratos, caso tenha margem, precisará reativar pelo menos um deles, entrando contato com a Central de Relacionamento.

Quando o IOF é cobrado, a taxa total, de 3,38%, é descontada do valor concedido pela Petros e integralmente repassada ao governo. Devido à isenção temporária, esta cobrança não incidirá sobre o valor do empréstimo Petros.

A Petros oferece uma das melhores condições de mercado. Em 2019, a taxa média do crédito consignado para o setor público foi de 18,79% no ano. Para aposentados, esta taxa foi ainda maior, de 23,25%. Já a taxa do empréstimo Petros para os planos PP-2, PPSP-R e PPSP-NR ficou em 10,04% (juros e correção monetária) no ano passado.

Para saber mais ou contratar um empréstimo, clique aqui e acesse a Área do Participante. Em caso de dúvidas, acesse a cartilha sobre canais digitais.

Fonte: PETROS, 14/05/2020




PPSP-R E PPSP-NR: CONTRIBUIÇÃO EXTRA SOBRE 13º DE ASSISTIDOS SEGUE PED-2015

14/05/2020


A segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas do PPSP-R e do PPSP-NR será paga no próximo dia 25 de maio. Como ocorre anualmente, todos os descontos do abono anual serão aplicados sobre este segundo pagamento, inclusive o da contribuição extra para o equacionamento.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas dos participantes, a Petros reforça que, neste ano, sobre o 13º benefício dos assistidos será descontada a alíquota de contribuição extra do PED-2015. A partir de 2021, a contribuição extra sobre o 13º dos assistidos será de 30%.

Conforme já comunicado, a cobrança das alíquotas do novo modelo de equacionamento será implementada nos contracheques dos participantes ativos e assistidos a partir de junho.

Fonte: Petros, 12/05/2020




FENASPE VAI À JUSTIÇA CONTRA ALTERAÇÃO NA COBRANÇA DA AMS

11/05/2020


ÀS ASSOCIAÇÕES FILIADAS I

A FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS, PENSONISTAS E ANISTIADOS DO SISTEMA PETROBRÁS E PETROS – FENASPE, apoiada por suas afiliadas, repudiam a decisão unilateral da Petrobrás no descumprimento de Cláusula do Acordo Coletivo, e de maneira autoritária, em meio a uma crise sanitária provocada pela pandemia da nova corona vírus (COVID-19), alterou a cobrança do plano de saúde AMS. A partir de agora, o pagamento da fatura está sendo realizado via boleto bancário e não mais descontado no contracheque Petros. Foi assim com as pensionistas, cujos boletos venceram no dia 10/05. Para os aposentados, a medida será implementada em julho com vencimento dos boletos no dia 10/08.

Alertamos aos nossos associados para um problema ainda mais grave: o fim do benefício em caso de inadimplência. De acordo com as novas regras, em caso de inadimplência por 60 dias, o plano de saúde será suspenso e cancelado definitivamente após 150 dias. Uma vez suspenso o benefício, nenhuma cobertura estará disponibilizada, mesmo para os procedimentos de urgência e emergência. Por isso, é importante pagar o boleto na data do vencimento. Todas essas alterações na AMS, um benefício conquistado pela categoria, nos levam a pensar que por trás da cortina de fumaça, a Petrobrás pretende obstaculizar o acesso dos aposentados e das pensionistas (e dependentes) à assistência médica. E faz isso neste momento de crise na saúde provocada pelo avanço da pandemia do Corona Vírus, quando mais necessitamos dos serviços médicos.

Por isso, a FENASPE, impetrará ação na Justiça para barrar a cobrança da AMS (Assistência Multidisciplinar de Saúde) via boleto bancário. A ação visa manter o desconto do plano de saúde no contracheque Petros, como vinha ocorrendo até março de 2020.

Fim do convênio Petros/INSS

Outra questão que nos preocupa é o fim do convênio entre o INSS e a Petros, que a Petrobrás usou como pretexto para tirar da folha da Petros a cobrança da AMS. Com o fim do convênio, qualquer atraso no pagamento do benefício os aposentados terão de arcar com os juros e as multas dos boletos e faturas vencidos. A empresa ameaça benefícios históricos, conquistados com muita luta por esses trabalhadores aposentados, que hoje estão ameaçados. Não nos vamos intimidar, precisamos resistir.

Mário Eugênio da Silva - Presidente




DIA DAS MÃES





EMPRÉSTIMO PETROS ESTÁ ISENTO DE IOF ATÉ JULHO

07/05/2020


Como parte das medidas para enfrentar o impacto financeiro da pandemia do novo coronavírus, o governo isentou por 90 dias a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na concessão de crédito. A Petros está totalmente adequada ao decreto. Por isso, se você precisar solicitar um novo empréstimo à Petros até o dia 3 de julho, não haverá cobrança deste imposto. O valor do empréstimo depende da sua margem consignável, pode chegar a R$ 164 mil e o pagamento pode ser feito em até dez anos. Quando o IOF é cobrado, a taxa total, de 3,38%, é descontada do valor concedido pela Petros e integralmente repassada ao governo. Devido à isenção temporária, esta cobrança não incidirá mais sobre o valor do empréstimo Petros. A Petros oferece uma das melhores condições de mercado. Em 2019, a taxa média do crédito consignado para o setor público foi de 18,79% no ano. Para aposentados, esta taxa foi ainda maior, de 23,25%. Já a taxa do empréstimo Petros ficou em 10,04% (juros e correção monetária) no ano. No seu plano, a taxa de juros mensal é de 0,59% mais IPCA. A inflação usada na correção é sempre a registrada dois meses antes. Para saber mais ou contratar um empréstimo, acesse o Portal Petros. A contratação é feita no autoatendimento. Entre na Área do Participante, informando matrícula e senha. Se tiver esquecido matrícula e/ou senha, clique em "esqueci a matrícula" e/ou em "esqueci ou não tenho senha". Na seção "Empréstimos", clique em "Solicitação de empréstimos". Depois, é só seguir as orientações. Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse a cartilha sobre canais digitais. Fonte: Informe Petros 07/05/2020




SEST E PREVIC APROVAM PLANO DE EQUACIONAMENTO ESTRUTURADO PELO GT PARITÁRIO

05/05/2020


As alterações dos regulamentos do PPSP-R e do PPSP-NR referentes ao plano de equacionamento estruturado pelo GT Paritário estão em vigor. As mudanças foram aprovadas pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão supervisor da Petrobras, e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que publicou seu de acordo na edição de hoje (5/5) do Diário Oficial da União.

Fruto de uma construção conjunta entre Petros, GT Paritário, patrocinadores e entidades representativas dos participantes e aposentados, o modelo marca um novo momento na história desses planos, ao reduzir o impacto financeiro das contribuições extraordinárias no orçamento mensal de grande parte dos participantes e oferecer sustentabilidade ao PPSP-R e ao PPSP-NR.

Como a aprovação ocorreu neste mês, a primeira cobrança seguindo as novas alíquotas será feita no contracheque de junho (25/6). Lembre quais são as alíquotas:

Importante esclarecer que sobre a segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas, que será paga em 25 de maio, valerá a regra do PED de 2015, não incidindo ainda a contribuição extra de 30%, que será aplicada a partir do ano que vem.

Juntamente com a aprovação do regulamento e do plano de equacionamento, a Sest solicitou que, caso a Petrobras decida pelo parcelamento do valor referente ao pecúlio, o contrato de confissão de dívida seja previamente aprovado pelo órgão, o que deverá ocorrer ainda em maio. Vale destacar que, conforme informado nas apresentações, o parcelamento não tem qualquer impacto para a Petros, uma vez que, independentemente de sua forma, o valor deverá ser atualizado pela meta atuarial.

Além disso, Sest e Previc solicitaram a realização de ajustes nos regulamentos no prazo de 360 dias, sendo os principais:

• Exclusão dos incisos do artigo 48, que trata do compromisso dos patrocinadores em relação ao Fator de Reajuste Inicial (FAT) e ao Fator de Correção (FC), criados na década de 1980 para reajustar os benefícios Petros em razão da hiperinflação;

• Exclusão do percentual de custeio administrativo previsto nos artigos 85 (PPSP-NR) e 86 (PPSP-R), conforme exigido pela Resolução 25 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) de 2018.

A Petros analisará os apontamentos e, após a quarentena, convocará o GT Paritário para debater o assunto.

Lembrando que, conforme já comunicado, algumas alterações — desvinculação do INSS, reajuste pelo IPCA, entre outras — serão aplicadas apenas para participantes sem o chamado direito adquirido. Estes participantes são os ativos que se aposentarem pelo INSS a partir do dia de hoje, assim como seus futuros pensionistas. A data de referência é a registrada na Carta de Concessão do Benefício da Previdência Social.

Em breve, a Petros também enviará comunicado com o cronograma e formas de opção envolvendo o pagamento dos valores suspensos por liminares do PED de 2015.

Finalmente, agradecemos a todos pela participação na construção da solução do plano de equacionamento e reestruturação. Entendemos que o momento simboliza um importante passo rumo à sustentabilidade dos planos e à reconquista da confiança na Petros. Trabalharemos dia e noite para construir uma empresa cada vez mais sólida, equilibrada e transparente para cada um dos 145 mil participantes e assistidos.

Fonte: Petros, 05/05/2020




VAMOS CONTINUAR LUTANDO EM DEFESA DA PETROBRÁS

04/05/2020





ASTAPE-BA: APOSENTADOS E PENSIONISTAS RECEBERÃO ADIANTAMENTO DA SEGUNDA PARCELA DO 13º DO INSS EM MAIO

02/05/2020



Devido à pandemia do coronavírus, aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS pela Petros terão a segunda parcela do 13º da Previdência Social creditada no próximo dia 25 de maio. Este pagamento está sendo antecipado em alguns dias pela Petros, já que o crédito do governo será feito até o dia 5 de junho.

No próximo dia 25, também será paga a segunda parcela do 13º do benefício Petros a aposentados e pensionistas dos planos de benefício definido — PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70, Petros Lanxess, Petros Nitriflex/Lanxess e Petros Ultrafértil. Pelo regulamento de cada um desses planos, o pagamento da segunda parcela do abono deve ocorrer juntamente com o do INSS. Todos os participantes dos planos BD já receberam a primeira parcela.

A Petros divulgou também seus canais de relacionamento para esclarecimentos. Quem tiver dúvida pode acessar o chat online, via portal ou aplicativo, enviar mensagem para o "Fale conosco" ou entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 ou 21 3529-5550, para ligações de celular).





PETROBRÁS SOBRE BENEFÍCIO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE (AMS)

29/04/2020


Rio de Janeiro, 29 de abril de 2020 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que seu Conselho de Administração aprovou um novo modelo de gestão para a AMS – Assistência Multidisciplinar de Saúde, por meio da criação de uma associação civil, sem fins lucrativos, mantendo a modalidade de autogestão. A alteração do modelo visa dar maior segurança empresarial com tecnologia, governança e compliance, por meio de uma gestão profissional e com expertise em saúde suplementar, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços e do atendimento aos beneficiários, bem como a maior transparência na sua administração, eficiência de custos e segregação de riscos. Cabe destacar que não haverá alteração do benefício ou da sua abrangência com a transferência para o novo modelo de gestão. Atualmente, a gestão da AMS é realizada pela área de Recursos Humanos da própria companhia – modalidade de autogestão por RH - e baseada em princípios de autossustentabilidade. Neste modelo não há, por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), exigências patrimoniais, uma vez que a gestão do benefício é interna, enquanto no modelo de autogestão por operador – no caso, uma associação civil - será necessária a constituição de garantias de acordo com as normas da referida Agência. A companhia avaliará, dentro da estruturação do plano de transição e implementação do novo modelo, as possibilidades de otimizar a realização dos aportes e garantias exigidas pela regulação para o adequado planejamento deste custo. A companhia buscará um valor presente do potencial de economia em 10 anos de pelo menos R$ 6,2 bilhões. A obrigação de remensurar o passivo pós emprego nas demonstrações financeiras das patrocinadoras, anualmente, permanecerá no novo modelo de gestão aprovado, conforme as regras CVM 695/12 (CPC 33R1). Com a decisão do Conselho, a companhia vai estruturar o plano de implantação e transição pelos próximos meses para uma nova aprovação interna na Petrobras. A Petrobras reforça o seu compromisso com a transparência e o respeito a todos os seus empregados.

Fonte: Petrobras




APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA AMS INICIAM PAGAMENTO POR BOLETO EM ABRIL

27/04/2020


Conforme anunciamos anteriormente, a AMS Petrobras está dando início a uma importante mudança na rotina de pagamentos: a cobrança do plano de saúde de pensionistas e aposentados será feita por meio de boleto bancário – e não mais via desconto no contracheque Petros. A mudança é conseqüência do fim do convênio entre a Petros e o INSS.

De acordo com a AMS, a alteração no método de pagamento ocorrerá em etapas e o primeiro grupo é formado pelos mais de cinco mil pensionistas da AMS Petrobras, que receberão no fim de abril o boleto bancário com vencimento em 10 de maio. Em julho, os demais beneficiários titulares (aposentados) da AMS Petrobras receberão o boleto bancário para pagamento do plano de saúde, com vencimento em 10 de agosto. Segundo a Petrobras: “O novo método de pagamento proporcionará mais agilidade ao processo de reembolso, que será creditado diretamente na conta corrente cadastrada”, informa o gerente de Serviços Transacionais de Saúde da Petrobras, Marcelo Pimenta, em entrevista ao Portal da AMS.

Envio dos boletos

Suspensão ou cancelamento por inadimplência

A AMS alerta que, em caso de inadimplência por 60 dias, o benefício será suspenso. Uma vez suspenso, nenhuma cobertura será disponibilizada, mesmo para os procedimentos de urgência e emergência. Após 90 dias da suspensão (totalizando 150 dias), o benefício será cancelado em definitivo. “Para evitar transtornos causados pelo possível esquecimento da quitação dos boletos mensais, a Petrobras recomenda a ativação da opção de Débito Direto Autorizado (DDA) junto ao seu banco”, orienta Pimenta no portal da AMS.

Se houver dúvidas, consulte a Central de Relacionamento da AMS: 0800 287 2267.

Fonte: Ambep - 17/04/2020




NOVO PED DEVERÁ SER IMPLEMENTADO EM MAIO

25/04/2020


Segundo comunicado da Petros, em função da pandemia do coronavírus que provocou restrições e alterou o funcionamento de empresas e órgãos governamentais de todo o Brasil, o processo de aprovação do Novo PED e da reestruturação dos regulamentos do PPSP-R e do PPSP-NR também se viu impactado.

Atualmente, o processo do Novo PED e da reestruturação dos dois planos está na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão supervisor da Petrobras. Em seguida, as mudanças seguirão para aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que fiscaliza o setor. “A expectativa é que as aprovações de Sest e Previc saiam ainda neste mês e a cobrança da nova alíquota de contribuição extraordinária seja implementada em maio. Com isso, novo regulamento entrará em vigor no dia em que a aprovação da Previc for publicada no Diário Oficial da União”, informou o comunicado da Petros.

Sendo assim, o órgão se compromete a implementar o Novo PED em maio e não mais em abril como tinha anunciado no mês passado.




NA QUARENTENA, O FUNCIONAMENTO DAS SUBSEDES FOI ALTERADO

21/04/2020


Para atender a demanda dos associados das cidades do interior, a Diretoria aprovou um calendário de funcionamento das subsedes. Os associados precisam entregar os documentos da declaração do Imposto de Renda e encaminhar as demandas nesses dias de funcionamento. Veja os dias de funcionamento de cada cidade e programe-se:

ALAGOINHAS - Quartas e sextas-feiras


SANTO AMARO – CANDEIAS – SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ - Terças e quintas-feiras.


CATU – FEIRA DE SANTANA - Terças e quartas-feiras.


SÃO FRANCISCO DO CONDE - Quinta-feira.


MATA DE SÃO JOÃO - Home office, demandas atendidas por Maria Georgina.


IMPOSTO DE RENDA: VEJA AS RECOMENDAÇÕES DA ENTIDADE PARA ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO

21/04/2020


Respeitando as medidas preventivas, que determinam o uso de máscara, luvas e álcool em gel, a diretoria decidiu manter o serviço de auxílio para a elaboração do Imposto de Renda. De segunda a sexta-feira, um funcionário recebe a documentação e, em poucos dias, os associados têm retorno sobre a declaração. Na sede, mantemos uma equipe que mantém a higiene e limpeza das salas e equipamentos.

É importante lembrar que os idosos acima de 60 anos estão no grupo de risco para o novo coronavírus. Recomendamos às famílias que solicitem a ajuda de parentes, filhos, netos para entregar os documentos dos associados na sede da ASTAPE-BA.

Em caso de dúvida, ligue para o número de telefone 71 3496-2105 (Edmundo Souza).

O serviço irá continuar até o dia 30 de junho quando vence o prazo final para a entrega da declaração à Receita Federal.




FIQUE ATENTO AS MUDANÇAS NA COBRANÇA DO PLANO AMS/PETROBRAS.

21/04/2020


A Diretoria está preocupada com as medidas adotadas pela AMS / Petrobras e que impactam diretamente os aposentados. Recentemente, a AMS divulgou novas regras para a cobrança do plano de saúde. Fique atento. Segundo a empresa, com o fim do convênio entre a Petros e o INSS a cobrança do plano de saúde, a partir deste mês de abril, começa a ser feita por meio de boleto bancário e não mais no contracheque Petros. O vencimento que até então ocorria no dia 25 de cada mês, passará para o dia 10 do mês seguinte.

A medida já está vigente, então os aposentados que recebem agora no final deste mês já vão pagar por meio de boleto bancário com vencimento em 10 de maio. Em julho, os demais beneficiários titulares (aposentados) da AMS Petrobras receberão o boleto bancário para pagamento do plano de saúde, com vencimento em 10 de agosto. As informações podem ser encontradas no Portal da AMS.




DIRETORIA DA ASTAPE-BA MANTÉM ROTINA DE ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS ATRAVÉS DA INTERNET E TELEFONE CELULAR

21/04/2020


A ASTAPE-BA acompanha com muita preocupação o aumento de infectados e mortos pelo novo coronavírus (COVID-19), na Bahia e no Brasil. Até agora, no estado, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram registrados 45 óbitos e 1.230 casos confirmados. No Brasil, o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde registrou mais de 2,5 mil mortes e quase 41 mil casos confirmados.

Desde a notificação do primeiro caso da COVID-19, no Brasil, em março, os números de infectados e de mortos continuam aumentando assustadoramente. Por conta disso, a ASTAPE-BA apoia as medidas preventivas de combate à pandemia adotadas pelos governos estadual e municipal, dentre elas a de isolamento social para evitar aglomerações. Países como o Reino Unido, Itália e Estados Unidos, que retardaram em adotar essa medida, estão na liderança concentrando altas taxas de infecção e mortes pela COVID-19. Em todo o mundo, o coronavírus já matou 164 mil e infectou 2,4 milhões de pessoas.

A quarentena é um remédio amargo, mas necessário para evitar o colapso dos centros de saúde com graves consequência para a população mais carente. É muito importante, ainda, seguir as recomendações das autoridades e evitar sair de casa. Em especial, os idosos que integram os grupos de risco.

Vamos esperar tudo isso acabar para estar juntos novamente.

Em meados de março, os governos estaduais e municipais decretaram medidas de isolamento social para evitar as aglomerações no estado e na capital baiana. Então, a diretoria decidiu suspender o atendimento externo na sede, no CAS e nas subsedes.

Mesmo assim, queremos comunicar aos nossos associados que a diretoria continua buscando alternativas para resolver as demandas externas e internas. Sem atendimento presencial, a alternativa encontrada foi o atendimento por meio da internet e telefone celular. A funcionária Isabel também se encontra trabalhando e atendendo pelo telefone (71 98605-5495) e/ou por e-mail santosesantos66@hotmail.com

Em caso de necessidade, os associados contam com o e-mail (astape@terra.com.br).




AMS PETROBRAS INICIOU COBRANÇA POR BOLETO BANCÁRIO EM ABRIL

18/04/2020


Com o fim do convênio entre a Petros e o INSS, a AMS Petrobras inicia uma mudança importante na rotina de pagamentos, que trará maior transparência e agilidade na relação com os beneficiários: a cobrança do plano de saúde de pensionistas e aposentados será feita por meio de boleto bancário – e não mais via desconto no contracheque Petros. A alteração no método de pagamento ocorrerá em etapas e o primeiro grupo a aderir à nova modalidade é formado pelos mais de cinco mil pensionistas da AMS Petrobras, que receberão no fim de abril o boleto bancário com vencimento em 10 de maio. Em julho, os demais beneficiários titulares (aposentados) da AMS Petrobras receberão o boleto bancário para pagamento do plano de saúde, com vencimento em 10 de agosto. “Essa mudança garante maior prazo para o pagamento das mensalidades: o vencimento, que até então ocorria no dia 25 de cada mês, passará para o dia 10 do mês seguinte. O novo método de pagamento também proporcionará mais agilidade ao processo de reembolso, que será creditado diretamente na conta corrente cadastrada”, informa o gerente de Serviços Transacionais de Saúde da Petrobras, Marcelo Pimenta.

Orientações

Os boletos bancários serão enviados por correio e e-mail e também ficarão disponíveis na área restrita do Portal AMS (acesso com login e senha). Quem não tem acesso à área restrita do portal, deve clicar na opção “cadastre-se”, na parte superior da página principal, para gerar login e senha. Veja o passo-a-passo para realizar o cadastro ou recadastrar a sua senha, em caso de esquecimento. Em caso de inadimplência por 60 dias, o benefício será suspenso. Uma vez suspenso, nenhuma cobertura será disponibilizada, mesmo para os procedimentos de urgência e emergência. Após 90 dias da suspensão (totalizando 150 dias), o benefício será cancelado em definitivo. “Para evitar transtornos causados pelo possível esquecimento da quitação dos boletos mensais, recomendamos a ativação da opção de Débito Direto Autorizado (DDA) junto ao seu banco”, orienta Pimenta. Mantenha seu cadastro atualizado nos portais: Petros e AMS. Veja mais informações no Regulamento. Se houver dúvidas, consulte a Central de Relacionamento: 0800 287 2267. Fonte: AMS PETROBRAS - 16/04/2020




PETROS VAI ADIANTAR PRIMEIRA PARCELA DO 13º DO INSS

18/04/2020


Você que recebe o benefício do INSS pela Petros terá a primeira parcela do 13º da Previdência Social creditada na sua conta no próximo dia 24. Este pagamento será feito pela Petros dias antes do crédito do governo, que fará o depósito até o quinto dia útil de maio (8/5). Em função da pandemia do novo coronavírus, o governo adiantou a primeira parte do abono de agosto para abril.

Em caso de dúvidas, acesse o chat online, via portal ou aplicativo, ou envie mensagem para o "Fale conosco". Se você tem 70 anos ou mais e não tem acesso a canais digitais, pode entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 ou 21 3529-5550, para ligações de celular), que está trabalhando em regime de contingência, nos dias úteis, das 8h às 12h.

Fonte: Petros - 18/04/2020




ORIENTAÇÕES SOBRE O NOVO CORONA VÍRUS

16/04/2020


Prezado(a) Beneficiário(a),

Apresentamos a todos, com exclusividade, o serviço de acompanhamento da gestação com profissionais de saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, que funciona por meio do aplicativo digital Canguru.

A gestação uma fase de grande transformação na vida da mulher e de toda a família. Um momento único, que exige cuidados especiais e algumas mudanças na rotina. Disponibilizamos esse serviço a fim de conferir mais tranquilidade e conforto para o pré-natal seguro em suas casas.

A plataforma digital acompanha a gestação semana a semana e reúne, em um só aplicativo, todas as informações importantes. Confira as principais funcionalidades.

O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Após o download, a gestante deve cadastrar os seus dados pessoais e informar qual o seu plano de saúde, no caso, a AMS Petrobras. Nesta etapa, serão criados login e senha, que ficam registrados no celular ou tablet, para que não seja necessário identificar-se a cada acesso.

A partir daí, basta clicar no ícone que ficará disponível no dispositivo e acompanhar, semana a semana, a evolução da gravidez.

Fonte: AMS Petrobras




MENSALIDADE AMS PETROBRAS

14/04/2020