NOTÍCIAS 

 

24/01/2021

O Dia Nacional dos Aposentados, 24 de janeiro, que sempre foi comemorado pela ASTAPE-BA, com festa, alegria e muita satisfação, este ano não tem muito significado para os aposentados petroleiros, os cabeças brancas.


Tudo começou na Bahia, foi aqui que jorrou o petróleo, no Lobato, em 1939, muito antes da Petrobrás. Muitos aposentados contribuíram, com grandeza e excelência, a missão de torná-la a maior empresa brasileira. Por isso, temos orgulho de ser petroleiros.
Entretanto, em toda a história da Petrobrás, os aposentados e as pensionistas nunca foram tão humilhados como nos últimos anos. Começou com o congelamento da tabela salarial dos aposentados, cortes no salário e descontos absurdos na AMS e Petros. Em janeiro deste ano, em plena pandemia, quando o número de mortos e infectados pela Covid-19 vem aumentando, a Petrobrás de forma irresponsável ameaça o direito à saúde dos aposentados. Milhares de aposentados e pensionistas foram surpreendidos com descontos abusivos no plano de saúde AMS, em alguns casos, totalmente irregulares, como é o caso do Benefício Farmácia. As cobranças extrapolam a margem consignável e o acordado pelas Federações de Petroleiros (FUP e FNP), no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).


Os descontos da AMS, no contracheque, comprometem até a própria sobrevivência dos aposentados. A situação é muito grave e mais ainda para aqueles aposentados que já pagam o equacionamento dos PPSP (Repactuados e Não Repactuados) da Petros. É um absurdo o que está acontecendo com os aposentados e as pensionistas.
Comunicamos aos nossos associados que, junto com outras associações e a FENASPE, estamos buscando entendimento para achar saídas que amenizem a situação. Fiquem atentos, porque vamos precisar de todo mundo.
Finalmente, neste dia dos Aposentados, agradecemos a todos os associados aposentados e pensionistas que ajudam a construir a Associação e fazem parte de sua gloriosa história de luta!


Diretoria da ASTAPE-BA

ASTAPE-BA - ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PETROBRAS DA BAHIA.