NOTÍCIAS 

 

O Plano Petros do Sistema Petrobras em 2016

 


O Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP), o plano BD, teve rentabilidade acima da meta atuarial, no acumulado até o terceiro trimestre deste ano, como você poderá conferir abaixo. É importante esclarecer, no entanto, que a rentabilidade dos investimentos em 2016 não elimina a necessidade de elaborar um plano de equacionamento para reverter o déficit de R$ 22,6 bilhões acumulado no PPSP em 2015. O equacionamento atende à legislação e é fundamental para assegurar a sustentabilidade do plano. A elaboração da proposta de equacionamento está em andamento e, assim que for finalizada, todos os participantes serão amplamente informados.


Rentabilidade

De janeiro a setembro deste ano, o PPSP registrou rentabilidade de 14,85%, superior à meta atuarial de 9,98% para o período. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho da renda fixa (títulos de governos e de empresas privadas), que concentra quase 45% dos investimentos do plano. Os recursos aplicados neste segmento renderam 24,13%, bem acima do principal referencial do mercado, o CDI, com alta de 10,42%. O destaque foram os Títulos Públicos Federais, que tiveram valorização de 27,46% até o terceiro trimestre.

Os investimentos em renda variável (ações e participações em empresas) vêm se recuperando ao longo do ano e tiveram alta de 14,32% até setembro. Por outro lado, o segmento de investimentos estruturados, que conta com cerca de 6% dos recursos do PPSP, teve desempenho negativo de 14,23% de janeiro a setembro. O resultado decorre da frustração de expectativa em relação ao crescimento do mercado gerada pela recessão econômica, o que atingiu as empresas e projetos que compõem a carteira de investimentos estruturados.

Composição da carteira de investimentos

Rentabilidade do plano até o 3º trimestre

Total do plano 14,85% *
Meta atuarial 9,98%
Renda Fixa 24,13%
Renda Variável 14,32%
Investimentos Estruturados -14,23%
Imóveis 0,36%
Empréstimos 14,29%

* A rentabilidade total do plano é o retorno dos investimentos, descontados outros fatores que interferem no resultado, como por exemplo, despesas de custeio administrativo.

 

Referenciais de mercado

CDI 10,42%
IBX-100 33,33%
IBOVESPA 34,64%

 

ASTAPE-BA - ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PETROBRAS DA BAHIA.